Banca de QUALIFICAÇÃO: SERGIO ALEXANDRE DE MORAES BRAGA JUNIOR

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : SERGIO ALEXANDRE DE MORAES BRAGA JUNIOR
DATA : 07/07/2022
HORA: 09:30
LOCAL: Videoconferência (Google Meet)
TÍTULO:

DAS CIDADES SUSTENTÁVEIS ÀS CIDADES INTELIGENTES: Desafios ao Planejamento Urbano


PALAVRAS-CHAVES:

Cidades sustentáveis. Cidades Inteligentes (Smart City). Meio-Ambiente. Planejamento urbano. Sustentabilidade. Governança. Cidadania.


PÁGINAS: 136
RESUMO:

O trabalho de pesquisa pretende analisar a evolução dos conceitos de cidades sustentáveis até o estágio de cidades inteligentes, sob o foco da seara urbanística e ambiental, no sentido de contribuir com a definição dos fundamentos do ideal de desenvolvimento sustentável, de acordo com os princípios definidos pelo Estado de Direito, da defesa do meio ambiente e da redução das desigualdades regionais. Deste modo, propõe-se a realização de um diagnóstico da situação jurídico-regulatória aplicável na construção de uma cidade ideal, na contraposição da real visando à promoção do desenvolvimento sustentável e regional através do planejamento urbano. O presente trabalho intenciona explicitar o contraponto à “gentrificação urbana”, que se esquece que as pessoas fazem parte das cidades, ressaltando a estética em detrimento do atendimento ao princípio magno da dignidade da pessoa humana. Utilizar-se-á o método lógico dedutivo, em pesquisa bibliográfica e documental. Através do método fenomenológico objetiva-se tecer considerações sobre o fenômeno da cidade mais includente, cuja finalidade é melhorar a qualidade do habitat dos cidadãos.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1149562 - ORIVALDO PIMENTEL LOPES JUNIOR
Externo à Instituição - BRENO AUGUSTO SOUTO MAIOR FONTES - UFPE
Externo à Instituição - CARLOS SÉRGIO GURGEL DA SILVA - UERN
Notícia cadastrada em: 30/06/2022 09:49
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa14-producao.info.ufrn.br.sigaa14-producao