Banca de QUALIFICAÇÃO: ANDERSONN HENRIQUE SIMOES DE ARAUJO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ANDERSONN HENRIQUE SIMOES DE ARAUJO
DATA : 22/03/2022
LOCAL: Videoconferência (Google Meet)

O ENSINO DE MÚSICA EM PROJETOS SOCIAIS: uma perspectiva cultural

Sociologia da Música; Ong; ensino de música em projetos sociais; tipos ideais; estudos culturais; sociologia da cultura.

Este trabalho apresenta os caminhos da pesquisa que está em andamento, bem como orienta os demais procedimentos previstos até o ano de 2023. O campo de investigação diz respeito às práticas de ensino de música em projetos sociais a partir de uma perspectiva sociológica que compreende que estudar música é também aprender visões de mundo. Portanto, trata-se de processos culturais a partir das interações que ocorrem entre as pessoas e sua comunidade. Como lócus de pesquisa, foi selecionado o projeto social Ilha de Música que acontece na comunidade da África em Natal, Rio Grande do Norte. O objetivo é investigar a cultura enquanto experiência formativa inserida na comunidade, como um modo de vida social e global, bem como ela se manifesta na atividade do projeto. Como procedimento foi escolhido a construção de tipos ideais weberianos, além da pesquisa na literatura e da investigação de campo. Como procedimento para orientar o trabalho de campo, optou-se pelo método etnográfico. Para discussão teórica, utiliza-se trabalhos nas áreas de Ciências Sociais, Sociologia, Educação Musical, Sociologia da Música e Etnomusicologia, focando nos Estudos Culturais, Estudos Comparativos e Estudos da Complexidade. Para o tratamento de dados, estamos realizando a comparação entre os tipos ideais, os pressupostos teóricos escolhidos e os dados empíricos. A comparação através da triangulação de dados foi escolhida pois possibilita a interpretação. Como resultado da pesquisa empírica, ainda é impossível relatá-los, uma vez que ela se encontra em andamento.

Presidente - 1693229 - GILMAR SANTANA
Interna - 1164161 - IRENE ALVES DE PAIVA
Externo à Instituição - PATRICK KRUEL SCHMIDT
Notícia cadastrada em: 14/03/2022 20:25