Banca de DEFESA: NATALIA ARAÚJO DO NASCIMENTO BATISTA

DISCENTE : NATALIA ARAÚJO DO NASCIMENTO BATISTA
DATA : 29/08/2019
LOCAL: Videoteca da BCZM

CORPO, VÍCIOS E COMPULSÕES: LEITURAS DE UMA DIETÉTICA DA METRÓPOLE E DA ALIMENTAÇÃO CONTEMPORÂNEA NO FILME QUIEM PARA UM SONHO

Réquiem para um sonho; Alimentação; Contemporaneidade; Dietética; Metrópole.

Esta pesquisa busca compreender a dietética e a alimentação contemporâneas pela problematização da relação indivíduo/sociedade na metrópole a partir do filme Réquiem para um sonho, dirigido por Darren Aronofsky (2000). Considerando que o cinema tem muito a dizer sobre o social, cujas transformações são determinantes na nossa alimentação, este trabalho tomou as perspectivas de Gilles Lipovetsky (2014) ao considerar a comunicação midiática como aceleradora do processo de individualização; de Zygmunt Bauman (2001) para pensar esse processo como fatalidade, ao invés de escolha; de Georg Simmel (1903) para investigar como a vida na metrópole afeta o indivíduo e o torna blasé;  de Michel Foucault (1984) para contextualização do que representa a dietética; e de Edgar Morin (2104) e Edgar Carvalho (2008) para uso da análise fílmica como ferramenta de investigação sociológica. Analisou-se o filme, corpus deste trabalho, mediante quatro chaves de leitura (a televisão, o vestido, a geladeira e a mesa), considerados como elementos da narrativa que dialogam com aspectos socioculturais contemporâneos. Por meio dessa análise, depreendemos que o filme Réquiem para um sonho problematiza temas que permitem inferências  sobre compulsões, vícios e modos de lidar com o corpo que interferem na alimentação; que a manipulação do corpo por meio da dieta pode simbolizar um modo de lidar com o fenômeno blasé provocado pela vida na metrópole; e que o enfraquecimento das relações sociais têm incidência significativa sobre as preocupações excessivas e compulsões associadas ao ato alimentar e ao comer.

Interno - 008.055.544-67 - FAGNER TORRES DE FRANÇA - UFRN
Externo à Instituição - HERMANO MACHADO FERREIRA LIMA - UECE
Interna - 6348127 - JOSIMEY COSTA DA SILVA
Presidente - 1149562 - ORIVALDO PIMENTEL LOPES JUNIOR