Banca de QUALIFICAÇÃO: ANY KADIDJA DE MELO TAVARES PINHEIRO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANY KADIDJA DE MELO TAVARES PINHEIRO
DATA: 18/03/2016
LOCAL: Sala 411 do CCHLA

META-AVALIAÇÃO DA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE

Educação Superior; UFRN; Avaliação Institucional; Meta-avaliação; Avaliação de impacto.

ÁREA: Sociologia

A perspectiva deste estudo é desenvolver o tema da Meta-avaliação, ou seja, fazer uma avaliação da Avaliação Institucional da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN, em especial, para verificar se e que contribuições esta atividade tem trazido para esta instituição. Sua relevância consiste em abordar uma temática pouco explorada no âmbito da avaliação de políticas públicas, tanto por adentrar o universo da meta-avaliação, em que autores como Lopes (2013), Scriven (1969) e Stufflebean (2001), Díaz (2001), conceituam-na, em geral, como a avaliação da avaliação, direcionada a avaliar as ações de avaliação de projetos, programa e políticas, e ainda da avaliação institucional, compreendida por Sobrinho (1996, p. 15) enquanto “um campo de disputas que ultrapassa as questões mais aparentes e formais da organização e do gerenciamento das instituições educativas”, utilizando-se de suas dimensões técnica, política e pública, para apreender a realidade institucional e utilizar os resultados como suporte para a tomada de decisões, interlocução pouco explorada na literatura específica, mas uma necessidade, em especial pela exigência que perpassa a prática da avaliação nas instituições educacionais, particularmente, após a década de 90 do século XX, em particular pelas transformações societárias decorrentes da investida neoliberal sobre as políticas públicas. A busca por aproximações sucessivas com o tema, dar-se-á a partir de procedimentos teórico-metodológicos fundamentados na pesquisa qualitativa e quantitativa e em técnicas como a análise de conteúdo dos documentos nacionais e locais que normatizam a avaliação institucional; da observação do processo de avaliação institucional, da entrevista com os sujeitos envolvidos no processo de avaliação e dos gestores e da análise do discurso, na tentativa de responder à questão central deste trabalho: que contribuições concretas a avaliação institucional tem trazido para subsidiar o planejamento, o acompanhamento e a avaliação da UFRN e que implicam em impactos na ampliação dos serviços e na melhoria de sua qualidade? Esta pesquisa tem como objetivo geral efetuar uma meta-avaliação da avaliação institucional da UFRN. A hipótese defendida é de que os resultados da avaliação institucional na UFRN tem provocado mais mudanças estruturais, que políticas e acadêmicas. Para tanto, visualiza-se a necessidade de utilizar alguns elementos da avaliação de impactos como forma de apreender se e quais mudanças os resultados da sua avaliação institucional tem provocado na UFRN.

Presidente - 1149332 - LINCOLN MORAES DE SOUZA
Interno - 1164161 - IRENE ALVES DE PAIVA