Banca de QUALIFICAÇÃO: JOÃO PAULO DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOÃO PAULO DA SILVA
DATA: 11/09/2015
HORA: 14:00
LOCAL: Sala de Reuniões do DCS
TÍTULO:

Entre Caboclos, Santos e Orixás, a Mãe que negocia: Uma etnografia sobre identidade e campo religioso no candomblé pessoense.


PALAVRAS-CHAVES:

Candomblé; João Pessoa; Dessincretização; Reafricanização; Identidade; Reconfigurações.


PÁGINAS: 78
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Sociologia
SUBÁREA: Outras Sociologias Específicas
RESUMO:

No salão onde dançaram Caboclos, Orixás e Vondus, essa etnografia nasceu. A busca da África mítica e as consequências desse processo de reafricamização dos Candomblés em João Pessoa forjaram esse escrito. No percuso de uma casa tradicional de Candomblé, busco entender os elementos que constituem esse processo de dessincretização, seus movimentos, suas reconfigurações. Argumento que, para compreender o movimento de reafricanização do Candomblé, devemos percebê-lo para além do mundo mágico, do agir religioso, isto é, num espaço social mais amplo, ou seja, o das confluências entre os mundos da política, do mercado religioso e das identidades. Entremos no terreiro; nele encontraremos alguns elementos essencias para compreender a busca da África, a questão da identidade e do poder nos Candomblés pessoenses.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1117908 - MARIA LUCIA BASTOS ALVES
Interno - 349700 - LUIZ CARVALHO DE ASSUNCAO
Externo à Instituição - ADRIANO AZEVEDO GOMES DE LEON - UFPB
Notícia cadastrada em: 03/09/2015 14:11
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa13-producao.info.ufrn.br.sigaa13-producao