Banca de DEFESA: ANTONIA NUBIA OLIVEIRA ALVES DE SOUZA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANTONIA NUBIA OLIVEIRA ALVES DE SOUZA
DATA: 29/08/2014
HORA: 09:00
LOCAL: Auditório D do CCHLA
TÍTULO:

A CONCEPÇÃO DE HUMANIZAÇÃO NO CONTEXTO DA FORMAÇÃO MÉDICA: o caso da UFRN


PALAVRAS-CHAVES:

Humanização; Formação Médica; Pesquisa Qualitativa.


PÁGINAS: 140
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Sociologia
SUBÁREA: Sociologia da Saúde
RESUMO:

Este estudo busca compreender os aspectos relacionados à concepção de humanização que contribuem para uma formação humanizada no Projeto Pedagógico do Curso de Medicina, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte-UFRN, por meio de uma abordagem qualitativa, utilizando a técnica de entrevista não estruturada ao grupo de 6 docentes e aplicação de grupo focal e observação participante em três grupos de 10 estudantes dos 2º, 4º e 6º períodos do curso. Os dados foram analisados através da técnica de análise de conteúdo temática categorial, da qual surgiram duas categorias: Tendências de Mudanças e Incipientes Mudanças. Na primeira, identificamos os aspectos relacionados à realidade social baseando-se na realidade vivida pelos docentes e os discentes em seu campo de atuação; as competências como estimulação ao saber reflexivo e crítico dos discentes, através dos incentivos docentes; e aprender a aprender como forma de suscitar a capacitação docente voltada para o processo da aprendizagem e avaliação dos discentes. Em relação à segunda, percebemos aspectos positivos e negativos. Nas atividades positivas, constatamos ações e atitudes determinantes para a evolução das propostas curriculares, enquanto que nas atividades negativas, verificamos pontos destoantes entre os diálogos dos discentes e docentes em relação ao processo da formação médica com visão humanizada. Por fim, obtivemos pontos de acentuada discrepância entre os períodos investigados. Todavia compreendemos que os dados do estudo corroboraram para o encontro das propostas delineadas acerca do que foi percebido entre a visão dos docentes e a dos discentes em relação ao processo de formação vinculado à concepção de humanização, caminhando, mesmo de maneira incipiente, em prol de uma formação médica mais humanizada e centrada no ser humano.

 


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1352037 - EDMILSON LOPES JUNIOR
Externo à Instituição - LENINA LOPES SOARES SILVA - IFRN
Presidente - 1475558 - LORE FORTES
Interno - 1117908 - MARIA LUCIA BASTOS ALVES
Externo à Instituição - SUZANA CARNEIRO DE AZEVEDO FERNANDES - UERN
Notícia cadastrada em: 28/08/2014 17:28
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