AS AÇÕES DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE-UFRN: 2010-2014
EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA. EMANCIPAÇÃO SOCIAL. EDUCAÇÃO.
A tese se propõe a identificar as ações de extensão desenvolvidas na Universidade Federal do Rio Grande do Norte que convergem ou apresentam confluências com possibilidades de Emancipação Social. Para tanto, busca-se Mapear as experiências de extensão existentes na UFRN entre 2010 a 2014, período do atual plano de Nacional de Extensão; Identificar as experiências que dialogam na perspectiva de emancipação social e Analisá-las sob a ótica das cinco ecologias propostas por Santos (2006; 2008). Quais sejam: ecologia dos saberes; Ecologia das Temporalidades; Ecologia dos Reconhecimentos; Ecologia das Transescalares e Ecologia das Produtividades. Terá como aporte teórico e epistemológico autores clássicos e contemporâneos que propõem a descolonização do pensamento destacando-se a proposta de Boaventura de Souza Santos ao trabalhar como contraponto a esse colonialismo e hegemonia a “epistemologia do sul”, bem como com Paulo Freire, dado a sua contribuição para com a extensão e por uma educação emancipadora. Aborda-se a extensão como espaço de legitimação da Universidade, bem como de promoção da emancipação social ao possibilitar experiências que se constituem como fagulhas de esperança no dever ser da extensão, ampliando-se o olhar para as ações que se distinguem das práticas hegemônicas, ora classificadas como prestadoras de serviço, ora como cursos de aperfeiçoamento. Dentro do universo identificado de projetos de extensão, será selecionada aleatoriamente uma amostra para identificação das experiências que dialogam na perspectiva de emancipação social, possibilitando na sequencia a análise por meio da cartografia simbólica.