Banca de DEFESA: MAURICIO GIL VIANNA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.

DISCENTE: MAURICIO GIL VIANNA

DATA: 25/02/2011

HORA: 08:30

LOCAL: Sala de Reuniões do CB

TÍTULO:

Caracterização e monitoramento da população do ouriço-branco Tripneustes ventricosus (Lamarck), no Arquipélago de Fernando de Noronha


PALAVRAS-CHAVES:

Tripneustes ventricosus - Monitoramento - Densidade Populacional


PÁGINAS: 62

GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas

ÁREA: Ecologia

RESUMO:

Os ouriços-do-mar são macroinvertebrados pastadores pertencentes ao grupo dos equinodermos que ocorrem em ambientes recifais. Estes animais exercem um importante papel nos ecossistemas marinhos, pois sua atividade de pastejo acelera o processo de ciclagem de materiais, resultando na abertura de claros que podem ser colonizados por novos organismos.

De uma forma geral, grandes adensamentos de ouriço aparentemente possuem caráter temporário e podem ser provenientes de uma série de processos biótico ou abióticos, tais como: interações entre algas, ouriços e os predadores destes últimos; alterações cíclicas de longo prazo reguladas por condições abióticas como a temperatura da água ; sucessão ecológica; efeitos da sobrepesca de predadores de ouriços, ou estruturação destes animais em metapopulações. O crescimento desordenado das populações de ouriços e o decorrente pastejo excessivo feito por estes animais podem levar a uma diminuição significativa da cobertura vegetal em ambientes recifais, transformando-os em verdadeiros “desertos”, além de exercer forte efeito erosivo na arquitetura do recife.

As altas densidades de ouriços influenciam toda a estrutura da comunidade bentônica reduzindo a cobertura de algas e corais, interferindo na recomposição dos estoques de peixes, especialmente de herbívoros como os escarídeos (budiões-papagaio), e indiretamente outros grupos como labrídeos (budiões), lutjanídeos (dentões e vermelhos) e quetodontídeos (peixes-borboleta).

De maneira geral, essa espécie parece ser generalista em termos de habitat e alimentação ocorrendo em regiões tropicais e subtropicais, ocupando habitats com águas rasas e alta hidrodinâmica.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 355.952.562-49 - FULVIO AURELIO DE MORAIS FREIRE - UFERSA
Externo à Instituição - LEILA LOURDES LONGO - USP
Presidente - 1378974 - LIANA DE FIGUEIREDO MENDES
Externo ao Programa - 2626662 - RICARDO CLAPIS GARLA
Notícia cadastrada em: 10/02/2011 15:04
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa06-producao.info.ufrn.br.sigaa06-producao