Banca de DEFESA: LORENNA SÁVILLA BRITO OLIVEIRA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LORENNA SÁVILLA BRITO OLIVEIRA
DATA : 13/03/2023
HORA: 14:00
LOCAL: videoconferência https://www.youtube.com/@ppggufrn
TÍTULO:

CARACTERIZAÇÃO DE FALHAS UTILIZANDO DADOS DE AFLORAMENTO E SÍSMICA DE REFLEXÃO 3D, BACIA RIO DO PEIXE - BRASIL


PALAVRAS-CHAVES:

Estratigrafia Mecânica; Bandas de Deformação; Propriedades Petrofísicas; Atributos Sísmicos; Machine Learning; Detecção Automática; Bacia Rio do Peixe.



PÁGINAS: 121
RESUMO:

Zonas de falha acomodam a deformação de forma complexa, apresentando-se com diferentes geometrias, gerando variados tipos de estruturas secundárias e alterando parâmetros petrofísicos de rochas hospedeiras. Em uma perspectiva de exploração de reservatórios siliciclásticos de hidrocarbonetos, a compreensão da complexidade de zonas de falha vem se tornando fundamental, uma vez que essas estruturas alteram volumes de rocha influenciando assim no fluxo de fluidos. No desafio de entender essas estruturas faz necessário o uso de metodologias convencionais, proporcionando relações com o arcabouço estrutural da bacia, assim como compreendendo a deformação de uma zona de falha desde a escala de afloramento, onde é possível observar estruturas secundárias como bandas de deformação. Nessa pesquisa, foram investigadas zonas de falhas na Bacia Rio do Peixe em escala de afloramento, entendendo a influência mecânico-estratigráfica das bandas de deformação, e também foi realizada a detecção e caracterização de falhas de forma automática através de dados de sísmica de reflexão. Para isso, foram combinados dados estruturais, sedimentológicos e petrofísicos para analisar a mecânica das camadas rochas, e caracterizar a alteração nas propriedades petrofísicas das rochas gerado por bandas de deformação. Ainda, foram utilizados dados sísmicos para a detecção automática de falhas através de atributos sísmicos e técnica de aprendizagem profunda de máquina. Nossos resultados mostram a influência mecânico-estratigráfica de bandas deformação em uma zona de falha que indicam mesma tendência regional de direção NE-SW, E-W e NW-SE, gerando alterações evidenciadas por nossos modelos em parâmetros petrofísicos como porosidade, permeabilidade, modulo de Young e razão de Poisson. As bandas de deformação transpassam as camadas sedimentares sem estarem condicionada a espessura dessas, variando parâmetros estruturais como frequência, mergulho, geometria e espessura de bandas. Em relação as análises de zona de falha em macro escala, nossos resultados demonstram uma comparação entre atributos sísmicos e aprendizagem profunda (DNN), na qual o DNN é mais bem sucedido na detecção de falhas, identificando seus segmentos subsidiários com maior variação de direção e quantidade de falhas menores. Atributos sísmicos se mostram condicionados ao ruido no dado sísmico. Ainda, interpretamos e mapeamos uma nova falha, que está alinhada paralela a Falha Malta de direção E-W, com uma estrutura em flor negativa central.



MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - MATHEUS AMADOR NICCHIO - UFRJ
Interno - 1315614 - DAVID LOPES DE CASTRO
Presidente - 350640 - FRANCISCO HILARIO REGO BEZERRA
Externa à Instituição - INGRID BARRETO MACIEL - UFRN
Externo à Instituição - KLEDSON TOMASO PEREIRA DE LIMA - PETROBRAS
Notícia cadastrada em: 03/03/2023 13:27
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa10-producao.info.ufrn.br.sigaa10-producao