Banca de QUALIFICAÇÃO: JUCIARA CONCEIÇÃO DE FREITAS

DISCENTE: JUCIARA CONCEIÇÃO DE FREITAS

DATA: 20/12/2010

LOCAL: Auditório do Departamento de Geografia

O ir e vir na cidade: uma abordagem geográfica da mobilidade urbana no bairro Lagoa Azul em Natal-RN

Espaço geográfico. Mobilidade urbana. Inclusão social.

ÁREA: Geografia

O interesse em abordar o tema da mobilidade urbana a partir da ciência Geográfica se justifica pelo fato da cidade de Natal apresentar um elevado crescimento populacional nos últimos anos, associado à expansão urbana desordenada e a existência de uma forte segregação socioespacial que se reflete na carência de infraestrutura urbana, em especial de transportes. Procura destacar o espaço geográfico como categoria de análise para compreender as desigualdades socioespaciais e a mobilidade urbana, através do transporte público coletivo como elemento fundamental tanto para o desenvolvimento das cidades, quanto para a inclusão social. Assim, compreender como ocorre a mobilidade urbana através do transporte coletivo por ônibus no bairro Lagoa Azul, em Natal – RN, considerando a questão do uso e ordenamento do espaço urbano é o objetivo deste trabalho. O referido bairro foi escolhido como recorte espacial por se localizar na periferia da cidade, ter disponível o atendimento por transporte público coletivo e apresentar um dos mais baixos rendimentos da cidade de Natal. Os procedimentos metodológicos adotados para atingir os objetivos propostos consistem na realização de pesquisas bibliográficas e documentais, observações diretas in loco e a aplicação de entrevistas. Nesse sentido a dissertação pretende apresentar no primeiro capítulo o arcabouço teórico-metodológico, no qual se pretende discutir as concepções geográficas acerca da relação entre mobilidade urbana, transporte público e inclusão social. No segundo capítulo pretendemos apresentar o processo de organização territorial e as características socioespaciais de Lagoa Azul e delinear a dinâmica do transporte coletivo por ônibus no bairro relacionado à cidade de Natal. O resultado da pesquisa empírica, que busca compreender a mobilidade urbana e suas implicações socioespaciais no contexto urbano é o que se pretende apresentar no último capítulo.

Presidente - 349714 - ADEMIR ARAUJO DA COSTA
Interno - 349682 - EDNA MARIA FURTADO