Banca de DEFESA: LARISSA VIEIRA FERNANDES

DISCENTE: LARISSA VIEIRA FERNANDES

DATA: 29/11/2010

LOCAL: Laboratório de Geoprocessamento

A produção de castanha de caju e a dinâmica socioespacial do município de Caraúbas-RN

Castanha de caju. Caraúbas. Dinâmica socioespacial.

GRANDE ÁREA: Ciências Humanas

ÁREA: Geografia

Desde sua elevação enquanto município, Caraúbas tinha somente a agricultura e a pecuária como atividades econômicas produtivas do espaço caraubense. Entretanto, em 1984, Caraúbas passa a vivenciar uma nova dinâmica socioespacial em seu município, uma vez que foi instalada em sua zona urbana uma fábrica de beneficiamento de castanha de caju. Esse empreendimento dinamizou a vida urbana de Caraúbas, pois elevou o número de empregos gerados e conseqüentemente incrementou a oferta de serviços na cidade, como também houve um aumento total da população residente na cidade em relação à população rural. Em 1993 a fábrica deixou de realizar suas atividades em Caraúbas causando impactos na dinâmica socioespacial do município, como a falta de emprego e o fechamento de estabelecimentos comerciais. Em 2004 a fábrica volta a funcionar dessa vez como cooperativa e em 2009 os antigos administradores do estabelecimento industrial retomam suas atividades. Dessa forma, verifica-se que a fábrica tem uma grande importância na dinâmica socioespacial do município. Dessa forma, o presente trabalho de pesquisa objetiva fazer uma reflexão sobre a dinâmica socioespacial do município de Caraúbas – RN decorrente da atividade de produção da castanha de caju no período compreendido entre 1980 e 2009. Para alcance desse objetivo adotamos como procedimentos metodológicos a realização de pesquisas bibliográficas, observações diretas e a aplicação de formulários com os funcionários da fabrica, os moradores e os agricultores rurais.

Interno - 349714 - ADEMIR ARAUJO DA COSTA
Externo à Instituição - DÁLIA MARIA MAIA CAVALCANTI DE LIMA - IFRN
Presidente - 349682 - EDNA MARIA FURTADO
Notícia cadastrada em: 17/11/2010 08:22