Banca de DEFESA: MARIANA DE VASCONCELOS PINHEIRO BESERRA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MARIANA DE VASCONCELOS PINHEIRO BESERRA
DATA : 27/03/2023
HORA: 09:00
LOCAL: Sala multimídia do DGE
TÍTULO:

VERTICALIZAÇÃO DE PADRÃO POPULAR E A PRODUÇÃO CAPITALISTA DA MORADIA: A VALORIZAÇÃO DE ÁREAS PERIFÉRICAS DA CIDADE DE NATAL/RN.


PALAVRAS-CHAVES:

Verticalização; Programa Minha Casa Minha Vida; Periferia; Valorização imobiliária; Natal/RN.


PÁGINAS: 215
RESUMO:

Até o final do século XX, a verticalização em Natal/RN se concentrou nas regiões administrativas Leste e Sul, onde se encontrava a população de maior poder aquisitivo. No entanto, nas duas últimas décadas, esse processo se difundiu para áreas mais periféricas propiciando um novo dinamismo do mercado imobiliário nas regiões administrativas Norte e Oeste. A verticalização nestes novos espaços assume novas características não só quanto à localização, mas também no padrão construtivo e nas formas de financiamento, alcançando um novo nicho de mercado que se formou a partir da ampliação de crédito para setores sociais de baixa renda e a implementação do Programa Minha Casa Minha Vida, no final da década de 2000. A verticalização de padrão popular nas áreas periféricas impulsionada pelo PMCMV desencadeia um processo de valorização dessas áreas, revelando novas estratégias na produção capitalista do espaço de moradia em escala nacional, que pode ser evidenciada na cidade de Natal.  Desse modo, o objetivo da pesquisa é analisar como a verticalização de padrão popular promovida pelo PMCMV redefine o espaço urbano nas áreas periféricas de Natal. O recorte espacial abrange as regiões administrativas Norte e Oeste da cidade de Natal, onde concentraram-se os investimentos do programa habitacional. Quanto ao recorte temporal, o período contemplado para realização da pesquisa tem como marco inicial o ano de 2009, no qual se deu o lançamento do PMCMV, até os dias atuais, tendo em vista que as dinâmicas emergidas a partir do desenvolvimento da verticalização de padrão popular nas regiões citadas ainda reverberam na atualidade. Em termos metodológicos, a pesquisa contou com procedimentos que perpassam a revisão bibliográfica, levantamento de dados primários e secundários em órgãos privados e públicos (SEMURB; CEF; SEBRAE/RN), pesquisa de campo que contou com a realização de entrevistas junto à representantes de construtoras e de órgão públicos, além de visitas nas áreas dos empreendimentos.  O capital incorporador, motivado pelos incentivos econômicos do PMCMV, tem investido nas Regiões Administrativas Norte e Oeste da cidade de Natal desencadeando processos de valorização e capitalização imobiliária em bairros que compõem estas regiões. Tal fato é evidenciado pelas mudanças do uso e ocupação do solo, pela significativa ampliação da presença de atividades empresariais de comércio e serviços e pelos investimentos em infraestrutura urbana nas regiões estudadas.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1149402 - MARIA APARECIDA PONTES DA FONSECA
Interno - 349714 - ADEMIR ARAÚJO DA COSTA
Interno - 1804177 - DIEGO SALOMAO CANDIDO DE OLIVEIRA SALVADOR
Externo à Instituição - Rodrigo Figueroa Sterquel - PUC
Externo à Instituição - EVERALDO SANTOS MELAZZO - UNESP
Notícia cadastrada em: 22/03/2023 16:56
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa12-producao.info.ufrn.br.sigaa12-producao