Banca de QUALIFICAÇÃO: JÔNATAS OLIVEIRA VASCONCELOS

DISCENTE : JÔNATAS OLIVEIRA VASCONCELOS
DATA : 17/08/2020
LOCAL: https://meet.google.com/qpo-kqsk-oob

MODELAGEM DO RELEVO EM BACIAS HIDROGRÁFICAS: Uma abordagem de semidetalhe por meio de técnica de Geoprocessamento na Bacia Hidrográfica do Rio Espinharas, PB, Brasil

Semiárido; Compartimentação Morfopedológica; Bacia Hidrográfica; Paraíba

O estudo da paisagem em ambientes semiáridos, mesmo que alvo de vários estudos, ainda carece de melhores abordagens, principalmente aquelas relacionadas as questões ambientais e ao planejamento territorial. Desta maneira, uma das formas de representação e caracterização da paisagem se dá por meio de uma abordagem geomorfológica, como por exemplo cita-se a compartimentação morfopedológica capaz de criar zoneamentos homogêneos para definição de critérios de uso, fragilidades e potencialidades ambientais. Esta pesquisa que está em desenvolvimento tem como objetivo geral identificar e caracterizar compartimentos do relevo presentes na Bacia Hidrográfica do Rio Espinharas (BHRE) no semiárido paraibano e refletir sobre suas as fragilidades e potencialidades ambientais. Quanto aos objetivos específicos têm-se: 1). Montar um banco de dados físicos-espaciais da BHRE conforme a normas da Infraestrutura Nacional de Dados Espaciais (INDE); 2) Identificar os compartimentos do relevo na BHRE por meio de uma metodologia cartográfica baseado nas ideias de Cavalcanti (2013); Castro e Salomão (2000); 3) Analisar e refletir sobre as potencialidades e fragilidades ambientais na BHRE com direcionamento para a gestão territorial. Para realizar esta pesquisa, têm utilizado como método, técnicas de Geoprocessamento e processamento digital de imagens, a luz das orientações de Cavalcanti (2013) e Castro e Salomão (2000), além disso se vale de dados secundários do IBGE e de trabalho de campo. Os resultados parciais dizem respeito apenas a caracterização das variáveis do meio físico ambiental, entre elas variáveis morfométricas tais como declividade e hipsometria, geologia, uso e cobertura da terra, solo, clima e recursos hídricos. A continuidade do trabalho se dará a partir da revisão e correções do material produzido até a qualificação, refinamento do mapa de solos e pela aplicação do método de compartimentação morfopedológica.

Presidente - 2321176 - JULIANA FELIPE FARIAS
Interno - 1149364 - LUIZ ANTONIO CESTARO