Banca de DEFESA: CAROLINE BARROS DE SALES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : CAROLINE BARROS DE SALES
DATA : 17/07/2020
HORA: 09:00
LOCAL: meet.google.com/ixi-txno-idk
TÍTULO:

RISCO DE MOVIMENTO DE MASSA NA COMUNIDADE SÃO JOSÉ DO JACÓ, MUNICÍPIO DE NATAL – RN / BRASIL: DA OCUPAÇÃO ESPACIAL À GESTÃO DE RISCOS DE DESASTRES.


PALAVRAS-CHAVES:

Ocupação urbana; Territórios de Risco; Ordenamento territorial; Indicadores.


PÁGINAS: 162
RESUMO:

Os cenários de riscos de desastres são refletidos pela dinâmica de urbanização das cidades, sendo uma das principais consequências da segregação espacial. Os desastres podem advir de processos apenas naturais do ambiente, afetando a estabilidade de determinado ecossistema, bem como afetando populações expostas, ou ainda pode se deflagrar como resultado da pressão das ações antrópicas sobre o meio. Dentre os tipos de desastres que mais atingem a sociedade se encontram os Movimentos de Massa que, em muitos casos, têm a eles associados desabamentos de construções e vítimas afetadas. Se propondo a discutir sobre isso, a pesquisa tem como objetivo geral: Analisar os elementos e processos responsáveis pela tradução espacial do risco de movimento de massa na comunidade São José do Jacó, considerando desde a ocupação espacial até a Gestão de Riscos de Desastres. Devido à diversidade de metodologias de trabalhos sobre as temáticas de risco e vulnerabilidade, foi preciso realizar adaptações aos procedimentos de outros pesquisadores, construindo uma metodologia que oferece atenção às especificidades da área de estudo, permitindo uma análise em escala de detalhe, por meio do uso de indicadores para elaboração dos índices de exposição, vulnerabilidade social e índice de risco (InEX, InV e InRISCO). Os resultados atingidos até o momento estão nos produtos obtidos através do processamento de imagens do drone, e também na compreensão das condições físicas e de ocupação espacial sobre as quais a área de estudo surge enquanto território de risco de movimento de massa. Os demais resultados serão buscados através da operacionalização das próximas etapas metodológicas da pesquisa.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1503011 - LUTIANE QUEIROZ DE ALMEIDA
Interno - 1803535 - ADRIANO LIMA TROLEIS
Externo ao Programa - 1217772 - RICARDO JOSE MATOS DE CARVALHO
Externa à Instituição - KATIA CANIL - UFABC
Notícia cadastrada em: 23/06/2020 11:55
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa02-producao.info.ufrn.br.sigaa02-producao