Banca de QUALIFICAÇÃO: DÉBORA LEYSE MEDEIROS MENDES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : DÉBORA LEYSE MEDEIROS MENDES
DATA : 14/05/2019
HORA: 10:30
LOCAL: Auditório do Dep. de Geografia/CCHLA
TÍTULO:

ANÁLISE DE RISCO DE MOVIMENTO DE MASSA ASSOCIADO AO USO E OCUPAÇÃO NAS DUNAS DO BAIRRO DE CIDADE NOVA, NATAL- RN/ BRASIL.


PALAVRAS-CHAVES:

Risco, Vulnerabilidade, Exposição, Movimento de Massa


PÁGINAS: 95
RESUMO:

A cidade e Natal é conhecida por suas riquezas fisiográficas, dentre essas os campos de Dunas se destacam com predominância em quase todo tecido urbano. Essas feições geomorfológicas fornece a cidade serviços ecossistêmicos que além de propiciar subsídio para atividades turísticas, ainda se destaca como preponderante reservatórios de água subterrâneas que abastece grande parte da população natalense. O bairro de Cidade Nova, localizado na zona Oeste de Natal abriga a Zona de Preservação Ambiental- ZPA 1 que é composta por campos de dunas, que também e fornece serviços de lazer a sociedade com a criação do Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte. Contudo, o contínuo crescimento urbano e populacional ocorrido nas últimas décadas colocam em risco os serviços oferecidos por esse ecossistema e vêm ocasionando em um forte processo de segregação social que culmina para a construção de moradias em áreas inapropriadas devido a declividade do terreno. Nesse sentido, a pesquisa surge com o objetivo de espacializar as áreas mais vulneráveis e com maior risco de movimento de massa no bairro de Cidade Nova, onde muitas das construções de imóveis são estão no entorno e sobre as dunas do bairro. Com isso, os embasamentos conceituais desenvolvidas ao longo dessa pesquisa, referente às análises ambientais, terão como base a Teoria Geral dos sistemas- TGS; Estudos de risco em geografia, abordando a exposição, suscetibilidade, capacidade adaptativa e capacidade de lidar como componentes de análise da vulnerabilidade; E a importância dos estudos associados a indicadores de riscos atinentes a problemáticas agregadas ao uso e ocupação em áreas de risco em escala de detalhe. Diante esse cenário, fez- se necessário a adaptação de metodologias para escala local, fazendo uso de indicadores para elaboração do Índice de Vulnerabilidade- InV, índices de exposição- InEX, e índice de risco-  InRISCO do bairro. Acredita- se que os materiais gerados no decorrer da pesquisa, irá contribuir para ações associadas a estratégias de gestão de risco no bairro e fornecer suporte para preservação dos campos de dunas de Cidade Nova.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1503011 - LUTIANE QUEIROZ DE ALMEIDA
Externo ao Programa - 1172876 - SILVIO BRAZ DE SOUSA
Externa à Instituição - FRANCISCA LEILIANE SOUSA DE OLIVEIRA
Notícia cadastrada em: 06/05/2019 16:35
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa12-producao.info.ufrn.br.sigaa12-producao