Banca de QUALIFICAÇÃO: MIQUÉIAS RILDO DE SOUZA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MIQUÉIAS RILDO DE SOUZA SILVA
DATA : 29/03/2019
HORA: 14:00
LOCAL: Auditório "C" do CCHLA
TÍTULO:

DELIMITAÇÃO DE UNIDADES GEOECOLÓGICAS COMO SUBSÍDIO PARA O PLANEJAMENTO AMBIENTAL NO ALTO CURSO DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO POTENGI-RN (ACBHRP-RN)


PALAVRAS-CHAVES:

Geoecologia das Paisagens. Bacia hidrográfica. Planejamento Ambiental.


PÁGINAS: 64
RESUMO:

Os problemas ambientais causados pelo uso indiscriminado dos recursos são cada vez mais evidentes e resultam em prejuízos tanto de ordem natural, como social. Desta forma, surge a necessidade de criar mecanismos que minimizem e/ou solucionem os problemas oriundos da má utilização dos recursos naturais, no qual podemos elencar os estudos de planejamento ambiental como um instrumento a ser utilizado nesse processo. Para isto, nos últimos anos a bacia hidrográfica tem sido adotada como unidade básica de planejamento, devido ao seu caráter sistêmico que permite realizar uma análise integrada dos elementos que a compõe. A fim de fornecer bases teórico-metodológicas para os estudos de planejamento ambiental em bacias hidrográficas, diversos autores desenvolveram pesquisas a luz da abordagem da Geoecologia das Paisagens, que tem mostrado bastante eficiência nos estudos ambientais integrados, possibilitando a análise da relação sociedade e natureza. Neste contexto, a presente pesquisa busca delimitar e identificar as potencialidades das unidades geoecológicas do Alto Curso da Bacia Hidrográfica do Rio Potengi-RN (ACBHRP-RN). Para tanto, serão analisados os aspectos físico-ambientais e socioeconômicos da área de estudo, a fim de definir estratégias que possam ser utilizadas ações de planejamento ambiental, garantindo assim a utilização consciente dos recursos disponíveis no ACBHRP-RN, principalmente em relação aos recursos hídricos. Para fundamentar a pesquisa em relação aos aspectos teóricos foram utilizados diversos autores que discutem sobre a abordagem integrada nos estudos ambientais, como por exemplo, Sotchava (1977), Rodríguez e Silva (2013), Christofoletti (1981;1999), Ross (2009), Cavalcanti (2013;2014) e Farias (2015). Os procedimentos metodológicos serão divididos em fases que contemplam atividades como revisão bibliográfica, trabalho de campo, processamento e análise dos dados coletados em SIG através de técnicas de geoprocessamento e produção cartográfica dos resultados obtidos. Nesta etapa inicial apresentamos um panorama dos estudos ambientais integrados e a contribuição da Geoecologia das Paisagens, principalmente no que refere aos estudos de planejamento ambiental em bacias hidrográficas, além de apresentar a estrutura da legislação sobre recursos hídricos e o auxílio das geotecnologias nos estudos integrados. Por fim apresentamos o caminho metodológico da pesquisa, a caracterização físico-ambiental do ACBHRP e as atividades que serão executas na etapa seguinte.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1803535 - ADRIANO LIMA TROLEIS
Presidente - 2321176 - JULIANA FELIPE FARIAS
Interno - 350698 - VENERANDO EUSTAQUIO AMARO
Notícia cadastrada em: 15/03/2019 09:33
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa06-producao.info.ufrn.br.sigaa06-producao