Banca de QUALIFICAÇÃO: WELLINGTON CLAY PORCINO SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : WELLINGTON CLAY PORCINO SILVA
DATA : 07/06/2018
HORA: 16:30
LOCAL: Auditório do Dep. de Geografia
TÍTULO:

Espaço Geográfico e Criminologia: topologia de segurança versus topologia do crime. Uma análise da gestão de segurança do território e Roubo a Bancos no Nordeste.


PALAVRAS-CHAVES:

Teoria do Espaço, Criminologia do Ambiente, Segurança Pública e Roubo a Banco


PÁGINAS: 119
RESUMO:

A segurança pública é hoje um dos grandes problemas nacionais, e dentre os principais delitos que mais impactam a população se destaca o roubo a bancos, devido não só à violência que lhe é inerente, mas também aos impactos diretos que tal crime causa ao dia a dia das populações das cidades do interior do Nordeste, que são obrigadas a grandes deslocamentos para a execução das mais rotineiras atividades, em razão do alto nível de financeirização que caracteriza o período técnico científico informacional. Assim, a partir da análise da gestão do território dos principais atores envolvidos, isto é, forças policiais, organizações criminosas e rede bancária, a partir do recorte geográfico composto pelos estados de Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará, buscar-se-á identificar quais as características do espaço geográfico estudado impactam diretamente nas altas taxas de incidência de tal crime, tendo como fundamento teórico o conceito de espaço geográfico de Milton Santos e os fundamentos da criminologia do ambiente, para ao final apontar ações de política pública que tornem mais efetiva a repressão ao delito em tela.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2177362 - ALDO ALOISIO DANTAS DA SILVA
Interno - 1530760 - RAIMUNDO NONATO JUNIOR
Externo à Instituição - FRANÇOIS MICHEL LE TOURNEAU - CNRS
Notícia cadastrada em: 04/06/2018 11:15
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa05-producao.info.ufrn.br.sigaa05-producao