Banca de DEFESA: KARINE SOUZA CASTRO

DISCENTE : KARINE SOUZA CASTRO
DATA : 28/09/2023
LOCAL: Formato Remoto / YouTube

DUNAS INTERIORES DE CASA NOVA, BAHIA: GEOMORFOLOGIA, GEOCONSERVAÇÃO E SERVIÇOS ECOSSISTÊMICOS NO SEMIÁRIDO NORDESTINO

campo dunar; dinâmica geomorfológica; diversidade abiótica; inventário; serviços ecossistêmicos.

As dunas interiores são formadas por depósitos de sedimentos quartzosos que foram (re)mobilizados através de processos eólicos durante o Cenozoico, no período Quaternário. Tais feições são importantes para os estudos das Geociências, por comporem uma área que passou por transformações geológicas recentes, algo primordial para os pesquisadores e pesquisadoras poderem entender como esse (paleo)ambiente foi formado em pleno sertão da região Nordeste do Brasil, bem como a sua evolução atual, além de detentorem de significativa beleza cênica e relevância geomorfológica.  O campo de dunas interiores do município de Casa Nova tem caráter excepcional, por estar disposto numa região semiárida, com características distintas dos ambientes litorâneos, onde as dunas ocorrem majoritariamente e, assim, demanda estudos que objetivem conhecer melhor esse ambiente. Nesse contexto, a pesquisa tem como objetivo principal analisar a geomorfologia das dunas interiores de Casa Nova (BA), considerando a dinâmica pretérita e atual, com ênfase nos locais de maior relevância patrimonial e ecossistêmica. Os procedimentos metodológicos se deram em três etapas diferentes e integrantes. Em gabinete foram realizados levantamentos bibliográfico, por meio da revisão sistemática; cartográfico e iconográfico com ênfase na área de estudo. Nos trabalhos de campo houve as etapas de melhoria dos mapas temáticos, de preenchimento da ficha de avaliação do patrimônio geomorfológico, de identificação dos serviços ecossistêmicos, além dos registros fotográficos e cartográficos. Em laboratório houve o tratamento dos dados de gabinete e campo, com elaboração de mapas temáticos, de elementos não textuais, como fluxogramas, quadros e mosaicos de fotos editadas. Diante do cenário analisado, vê-se que o entendimento dos aspectos geomorfológicos, a realização da inventariação e avaliação quantificada são significativas ferramentas geoconservacionistas, bem como a identificação dos serviços ecossistêmicos associados às dunas interiores do município de Casa Nova/BA, contribuem com a utilização sustentável desses locais e do seu entorno.

Interno - ***.759.903-** - MARCELO MARTINS DE MOURA FÉ - URCA
Interno - 2506087 - MARCO TULIO MENDONCA DINIZ