Banca de QUALIFICAÇÃO: DAMIAO ISAAC DE LIRA

DISCENTE : DAMIAO ISAAC DE LIRA
DATA : 25/08/2023

GÊNESE E MORFOLOGIAS DE MICRORRELEVOS GILGAIS NO SEMIÁRIDO BRASILEIRO

Mineralogia; Argilas expansivas; Pedogeomorfologia; Slickensides; Fendas.

Gilgais se caracterizam como microrrelevos que consistem em uma sucessão de reentrâncias e saliências. Essas formações ocorrem em diversas partes do mundo, porém, são mais comuns em ambientes áridos e semiáridos, onde tem-se maior abundância de argilas expansivas (2:1) nos solos. Normalmente, estes microrrelevos estão associados a Vertissolos, tidos como solos com restrição temporária à percolação hídrica, com 30% ou mais de argila ao longo do perfil, e que apresentam pronunciada mudança de volume de acordo com a variação do teor de umidade. Ambientes com ocorrência de gilgais são importantes, pois, possuem paisagens singulares e esses microrrelevos influenciam na distribuição e redistribuição de água no solo, e consequentemente interferem nas propriedades físicas, químicas e mineralógicas. Gilgais também podem ser indicadores de áreas preservadas, pois, normalmente a ação antrópica, como o uso agrícola, a pecuária, ou a extração de argilas, geram impactos diretos nestes microrrelevos, mascarando a sua presença. Ainda existem poucos estudos que abordam sobre a gênese, morfologia e processos associados a ambientes com gilgais, essa lacuna é ainda maior quando refere-se ao semiárido brasileiro. Dessa forma, o objetivo desse trabalho é analisar a gênese e morfologias de microrrelevos gilgais no semiárido brasileiro a partir de um enfoque pedogeomorfológico. Tem-se como área de estudo a região do Seridó, tida como um dos Núcleos de Desertificação do Semiárido brasileiro. Como procedimento metodológicos serão realizadas análises morfológicas, físicas, químicas e mineralógicas dos solos. Os solos serão classificados de acordo com o Sistema Brasileiro de Classificação de Solos e de acordo com os principais Sistemas Internacionais (U.S. Soil Taxonomy e IUSS Working Group WRB). Ainda serão realizadas análises morfométricas dos gilgais, com medidas in situ e mapeamentos geomorfológicos das áreas de ocorrência e das suas morfologias. Serão utilizadas imagens de satélite (ALOS-PALSAR e do Google Earth) e imagens coletadas através de VANT (Veículo aéreo não tripulado). Espera-se contribuir com o avanço do conhecimento referente a gênese, a transformação, e as morfologias dos microrrelevos gilgais. Nessa conjuntura busca-se realizar publicações científicas em âmbito nacional e internacional, com o intuito de auxiliar a preencher a lacuna existente referente a este conhecimento intrigante e que ainda carece de dados mais robustos, principalmente, através de uma abordagem integrada, associando os solos com o relevo, como é foi apresentado no arcabouço metodológico proposto.

Presidente - 1997952 - DAVI DO VALE LOPES
Interno - 1112649 - JOSE YURE GOMES DOS SANTOS