Docente do GEOCERES publica na Revista CONFINS (PARIS) - Qualis A1

Professor Dr. Iapony Rodrigues Galvão, docente permanente do GEOCERES publica na Revista CONFINS (PARIS) - Qualis A1.

A utilização do xadrez como recurso metodológico para o ensino da geografia política na Educação básica uma experiência do projeto “Residência Pedagógica” em Caicó/RN/Brasil

Autores:

Iapony Rodrigues Galvão

Fábio Márcio de Azevedo

Resumo: A Geografia lecionada em sala de aula possuiu, em boa parte de sua trajetória escolar, um caráter descritivo, em que se buscava guardar um número excessivo de informações, não gerando, entretanto, uma reflexão crítica sobre os objetos de estudo da Geografia, como o Espaço e o Território. De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), o professor, deve utilizar recursos didáticos que estimulem os alunos, construindo um pensamento crítico e reflexivo. Uma boa sugestão para que as aulas se tornem mais dinâmicas e estimulantes é a utilização do xadrez como recurso metodológico, pois tal elemento lúdico proporciona, além de uma prática de ensino diferenciada da usualmente empregada, novas possibilidades de reflexão e concentração para discentes nas diversas atividades cotidianas em sala de aula. Assim, o xadrez pode ser considerado um elemento promotor de um maior desenvolvimento cognitivo do sujeito apreendente, facilitando o processo de ensino-aprendizagem. E para o ensino de Geografia, o xadrez tem a relevante função de, a partir de seus atributos e regras para o seu funcionamento, auxiliar os discentes na compreensão dos objetos de estudo da geografia, como o Espaço e Território, em conteúdos ligados a Geografia Política. Desta forma, a presente pesquisa, realizada no curso de Licenciatura em Geografia do Centro de Ensino Superior do Seridó, vinculada à Universidade Federal do Rio Grande do Norte, a partir das intervenções pedagógicas do programa “Residência Pedagógica” na Escola Estadual Professor Antônio Aladim de Araújo, em Caicó/RN, demonstrou que o uso coerente deste elemento lúdico auxiliou não somente no ensino de Geografia, mas em outras disciplinas existentes na grade curricular, pois ampliou as possibilidades de concentração dos alunos nas aulas ministradas nas demais disciplinas, gerando avanços no desempenho e na aprendizagem dos mesmos.

Notícia cadastrada em: 07/07/2023 10:15