Docente do GEOCERES publica em Revista Brasileira de Geografia Física - Qualis A1

Professor Dr. Marco Túlio Mendonça Diniz, docente permanente do GEOCERES publica em Revista Brasileira de Geografia Física - Qualis A1.

Unidades de paisagem das planícies costeiras do litoral oriental do Rio Grande do Norte, Nordeste - Brasil

  

Autores:

Ana Caroline Damasceno Souza

Fernando Eduardo Borges da Silva

Marco Túlio Mendonça Diniz


Resumo: O objetivo desta pesquisa foi realizar a compartimentação das unidades de paisagens das planícies costeiras do litoral oriental do estado do Rio Grande do Norte, no táxon de geofácies em escala de 1:50.000. Para seu desenvolvimento foi utilizado o método abdutivo, através da Inferência à Melhor Explicação (IME), identificando as unidades a partir da sua fisionomia, de critérios naturais (geomorfologia, geologia, vegetação) e antrópicos (uso e ocupação), através da análise integrada das paisagens, seguindo a classificação dos táxons proposta pela escola francesa. No mapeamento, as imagens dos satélites usadas foram do Sentinel – 2A e 2B, oriundas do Serviço Geológico dos Estados Unidos. Foram mapeadas 21 geofácies, localizadas em dois geocomplexos diferentes, as Planícies Costeiras do Agreste Potiguar onde foram identificadas dez unidades de paisagem, com a de maior expressão espacial sendo a vegetação arbustiva em paleodunas ocupando 48% da área deste geocomplexo. Já nas Planícies Costeiras Úmidas, onze unidades foram mapeadas, sendo a unidade de maior área identificada a vegetação arbórea em paleodunas ocupando 25% das mesmas. Por fim, a pesquisa fornece uma base de dados atual de conhecimento territorial, gerando dados em escala de semidetalhe.

Notícia cadastrada em: 27/06/2023 15:42
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa03-producao.info.ufrn.br.sigaa03-producao