Banca de DEFESA: JULIANA JENIFFER FERNANDES DE SOUZA RÊGO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JULIANA JENIFFER FERNANDES DE SOUZA RÊGO
DATA : 14/02/2022
HORA: 08:00
LOCAL: A combinar
TÍTULO:

Concepção de blindagem balística do helicóptero as-350 a partir de análises numérica-experimentais.


PALAVRAS-CHAVES:

Materiais Compósitos, Blindagem, Simulações Computacionais, Projéteis, Ensaio Balístico.


PÁGINAS: 74
RESUMO:

Os helicópteros empregados em operações de segurança pública passam por diversas situações de risco envolvendo projéteis balísticos, uma das soluções mais seguras é a blindagem, oferecendo proteção máxima aliada a tecnologia.

O presente trabalho tem como objetivo projetar um sistema de blindagem para o helicóptero AS-350, usando como material o compósito de matriz polimérica reforçado com fibra de para-aramida e fibra de vidro. Tendo em vista os requisitos de aeronavegabilidade e as restrições impostas pelo fabricante, foi utilizado um método analítico para estudar os efeitos da blindagem no peso e centragem da aeronave. O projeto utilizou como fundamento a Metodologia de Design Aeroespacial na condução do trabalho.

Para verificar a eficiência do compósito balístico, ensaios experimentais foram realizados em ambiente externo aberto onde o compósito foi exposto ao impacto de projéteis com calibre 5,56x45 mm. A performance do material foi analisada pelos resultados obtidos nos ensaios e, isso propiciou a determinação da confiabilidade de proteção do sistema balístico. 

O sistema de blindagem para o AS-350 se mostrou seguro para ser instalado em aeronaves desse modelo, como ferramenta de proteção balística de nível III, sem prejudicar a sua mobilidade.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2326009 - DINO LINCOLN FIGUEIROA SANTOS
Externo ao Programa - 1202134 - JOSE DANIEL DINIZ MELO
Externa ao Programa - 1645481 - VIVIANE MUNIZ FONSECA
Externo à Instituição - JOSÉ VIRGÍLIO GUEDES DE AVELLAR - ITA
Notícia cadastrada em: 11/02/2022 11:29
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa13-producao.info.ufrn.br.sigaa13-producao