Banca de DEFESA: FIDEL HENRIQUE FERNANDES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : FIDEL HENRIQUE FERNANDES
DATA : 20/02/2018
HORA: 10:00
LOCAL: Auditório do CCET
TÍTULO:

Gráficos de Controle para o Monitoramento de Processos Autorregressivos de Valores Inteiros com Inflação ou Deflação de Zeros.


PALAVRAS-CHAVES:

Cadeia de Markov; Controle Estatístico de Processos; deflação de zeros; gráfico CUSUM; gráfico de Shewhart; inflação de zeros; Modelo ZMGINAR(1); Monte Carlo; Número Médio de Amostras (NMA).


PÁGINAS: 56
RESUMO:

A série temporal é uma coleção de observações medidas sequencialmente ao longo do tempo, sendo estudadas com profunda notoriedade nos últimos anos juntamente com o controle estatístico de processo. O presente trabalho objetiva estudar o desempenho dos gráficos de controle CUSUM e Shewhart na detecção de médias do processo com inflação ou deflação de zeros através do modelo autorregressivo de valores inteiros geométrico zero modificado de primeira ordem [ZMGINAR(1)]. Nesse sentido, analisa-se ainda a sensibilidade através de simulações, o número médio de amostras que excedem o limite de controle (NMA), além disso, novos estimadores foram propostos afim de verificar, através do estudo de Monte Carlo, o comportamento dos estimadores através do erro quadrático médio (EQM) e viés em diferentes cenários, os estimadores propostos se mostraram mais eficazes. No que concerne a simulação, os diferentes cenários apresentados com inflação e deflação de zeros, o CUSUM mostrou-se mais eficiente no cenário com deflação de zeros e o de Shewhart com inflação de zeros em determinados casos. Nessa instância, considerou-se duas aplicações, uma com inflação de zeros e outra com deflação de zeros. Assim como na simulação, o CUSUM é melhor no cenário com deflação de zeros e o Shewhart com inflação de zeros. O grande diferencial deste trabalho é a aparição da deflação de zeros modelada nos gráficos de controle, além disso o modelo a ser trabalhado possui distribuição marginal conhecida diferentemente de outros modelos, o que é uma vantagem na implementação e construção de novos estimadores, acrescido a isso, considera-se ainda as estimativas dos parâmetros por diversos métodos: Máxima Verossimilhança, Yule-Walker e o estimador baseado em Probabilidade. 


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - LINDA LEE HO - USP
Interno - 2083593 - LUZ MILENA ZEA FERNANDEZ
Presidente - 1023112 - MARCELO BOURGUIGNON PEREIRA
Notícia cadastrada em: 25/01/2018 17:13
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa02-producao.info.ufrn.br.sigaa02-producao