Divulgação de concurso da UFBA em Probab. e Proc. Estocásticos

Caro Professor Probabilista,

Por gentileza, divulgue entre seus ex-alunos ou pessoas interessadas o nosso concurso na área de Probabilidade e Processos Estocásticos, para o cargo de Professor Adjunto do Departamento de Estatística da Universidade Federal da Bahia. Alunos concluintes de doutorado também podem participar da seleção, pois a exigência do título de doutorado só ocorre na tomada de posse.

Os pontos da prova escrita são:
  1. Teoria da medida e probabilidade. Variáveis aleatórias: Espaços de probabilidade, mensurabilidade. Variáveis aleatórias. Integração e valor esperado. Propriedades. Teorema de Fubini. Independência. Mudança de medida. Probabilidade e esperança condicional;
  2. Leis dos Grandes Números. Teoremas do Limite Central. Lemas de Borel-Cantelli. Aplicações;
  3. Cadeias de Markov. Probabilidades de transição. Classificação dos estados. Comportamento limite. Reversibilidade. Distribuição estacionária. Cadeias de Markov em tempo contínuo. Processos de ramificação. Tempo de saída. Exemplos;
  4. Movimento Browniano e Martingais. Tempos de parada. Tipos de convergência. Propriedade de Markov. Teorema de Donsker. Processo de Levi. Aplicações;
  5. Processos de contagem. Processos de renovação. Inferência nos processos;
  6. Simulação Estocástica. MCMC. Metropolis-Hastings. Propriedades de convergência. Variantes. Algoritmo de Gibbs. Modelos de dimensão variável. Diagnóstico de convergência. Aplicações.
DEPARTAMENTO DE ESTATÍSTICA
Área de Conhecimento: Probabilidade e Processos Estocásticos
Classe: A Denominação: Professor Adjunto A RT: DE Vagas: 01
Tipo de Prova: Escrita, didática, títulos e defesa de memorial
Titulação Mínima: Doutorado. Pelo menos uma das titulações em Estatística ou áreas afins.
Observação: Terá cumprido o requisito de áreas afins à Estatística aquele candidato que, em sua vida acadêmica, tenha cursado, com aprovação, em nível de mestrado e/ou doutorado, pelo menos 4 (quatro) disciplinas equivalentes a: Probabilidade; Inferência Estatística; Modelos Lineares; Modelos Lineares Generalizados; Análise de Séries Temporais; Amostragem; Análise Multivariada; Planejamento de Experimentos; Teoria da Medida; Processos Estocásticos; Estatística Computacional.
Período de inscrição: até o dia 29 de junho de 2016 (data já prorrogada).

As demais informações sobre este concurso poderão ser encontradas aqui:
Os candidatos interessados deverão ficar atentos no que diz respeito aos documentos a serem enviados em cópias autenticadas.

O Departamento de Estatística da UFBA (http://www.est.ufba.br/) tem atualmente 21 docentes permanentesTemos neste momento uma área de concentração em Estatística no Mestrado em Matemática da UFBA e pretendemos, em um futuro próximo, criar um mestrado próprio. As condições de trabalho são muito boas, quer em termos de instalações, quer de localização: os gabinetes estão completamente renovados e o campus é localizado a cerca de 500 metros da praia, no bairro de Ondina, em Salvador-BA. Será certamente uma grande oportunidade e um excelente local para um jovem doutor fazer carreira!

Muito obrigado pelo apoio na divulgação!

Cordialmente,

Rodrigo de Souza Bulhões