Banca de QUALIFICAÇÃO: ALINE JARDIM DA FONSECA

DISCENTE : ALINE JARDIM DA FONSECA
DATA : 19/04/2023
LOCAL: Google Meet < meet.google.com/gaz-obje-awm >

A BIBLIOTECA UNIVERSITÁRIA COMO FOMENTADORA DA LEITURA LITERÁRIA: um estudo de caso no Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Leitura literária. Mediação da Leitura. Formação de Leitor. Biblioteca Universitária.

A formação de leitores é um tema mais recorrente na Educação, mas na Ciência da Informação e na Biblioteconomia parece ficar restrito às bibliotecas escolares. Por sua vez, os temas da mediação da informação, da mediação cultural e da mediação da leitura têm figurado em publicações acadêmicas, principalmente, relacionadas às bibliotecas comunitárias. Outra tipologia de biblioteca, as bibliotecas universitárias, carecem de discutir mais o seu papel social quanto às dimensões da mediação, em especial, da mediação literária. Assim, esta pesquisa busca responder de que maneira as bibliotecas integrantes do Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte poderiam fomentar o acesso à leitura literária de sua comunidade acadêmica. Tem como objetivo compreender as práticas de leitura e os usos do acervo literário por parte da comunidade acadêmica, a fim de fomentar a leitura literária na busca pelo crescimento intelectual e uma formação plena e cidadã. A presente pesquisa de natureza social aplicada será do tipo descritiva quanto aos seus objetivos e terá abordagem quantitativa e qualitativa. O método de procedimento adotado será o estudo de caso com a aplicação de questionários para a comunidade acadêmica e entrevista estruturada com os gestores da biblioteca central e de bibliotecas setoriais que possuem acervo literário. Como fundamentação teórica, os temas formação de leitor, biblioteca universitária e mediação de leitura foram abordados por constituírem-se alicerces teóricos para a pesquisa a ser concretizada.

Externa à Instituição - LUCIANE DE FATIMA BECKMAN CAVALCANTE - UFRJ
Presidente - 1132649 - GABRIELLE FRANCINNE DE SOUZA CARVALHO TANUS