Banca de QUALIFICAÇÃO: DANIELLY FERREIRA TORRES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DANIELLY FERREIRA TORRES
DATA: 02/08/2013
HORA: 10:00
LOCAL: Setor III, sala H5
TÍTULO:

IDENTIFICAÇÃO DE CONCEPÇÕES ALTERNATIVAS SOBRE A FOTOSSÍNTESE EM PLANTAS COM SUBSÍDIO PARA ELABORAÇÃO DE UNIDADE DIDÁTICA SUSTENTÁVEL.


PALAVRAS-CHAVES:

Concepção alternativa. Fotossíntese em plantas. Desenhos. Unidade didática. Sustentabilidade. 


PÁGINAS: 56
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências
RESUMO:

O objetivo do trabalho foi determinar as concepções alternativas dos alunos sobre fotossíntese de plantas para subsidiar a elaboração e desenvolvimento de uma unidade didática sobre o tema. O levantamento das concepções alternativas ocorreu durante os anos de 2011 e 2012 em uma escola estadual de Natal-RN, na terceira série do ensino médio dos turnos noturno e vespertino. O instrumento inicial utilizado nesse diagnóstico foi a elaboração de desenhos pelos alunos, seguida por sua interpretação e categorização de acordo com a expectativa elaborada para esse nível de escolaridade. O segundo instrumento era a realização de entrevistas semiestruturadas gravadas em áudio que pretendiam esclarecer as representações que geraram dúvidas nos desenhos e oportunizar outro veículo para identificação das explicações sobre a fotossíntese em plantas. A maioria das concepções alternativas identificadas foi similar às encontradas em outros trabalhos sobre a fotossíntese, contudo tenham sido identificadas concepções que não foram encontradas em referências anteriores. Ambos os métodos de reconhecimento das concepções alternativas, mostraram-se adequados à condição de heterogeneidade da escola que compreende particularidades quanto à idade, desenvolvimento e situação socioeconômica dos alunos. Atribuída também a própria característica das concepções alternativas de estarem presentes nessas diferentes conjunturas. A unidade didática foi planejada e desenvolvida com base nas concepções alternativas diagnosticadas, através de uma abordagem inspirada nos preceitos da sustentabilidade.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2420099 - IVANISE CORTEZ DE SOUSA
Presidente - 2200167 - MAGNOLIA FERNANDES FLORENCIO DE ARAUJO
Externo ao Programa - 3321654 - RUTE ALVES DE SOUSA
Notícia cadastrada em: 31/07/2013 09:54
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa12-producao.info.ufrn.br.sigaa12-producao