Ensino de ciências: concepções alternativas de alunos do Ensino Fundamental sobre conceitos de genética:hereditariedade, cromossomos, genes e DNA.
Concepções alternativas, genética, sequências didáticas.
As concepções alternativas são ideias dos estudantes e constitui-se uma causa importante que pode levar a erros conceituais dificultando a aprendizagem significativa de conceitos científicos, especialmente aqueles com alto grau de abstração, como biologia celulare genética. Objetivou-se com este trabalho avaliar as concepções alternativas de estudantes de ensino fundamental I sobre conceitos de genética, em uma escola da rede pública no Estado do RN. A análise dos resultados foi realizada usando uma abordagem qualitativa, com breve ênfase quantitativa. Para identificaçãodas concepções alternativas sobre cromossomos, genes, DNA, bem como conteúdos básicos sobre biologia celular, foram utilizadas representações em forma de desenhos e questionário, contendo questões abertas e fechadas. Uma análise dos limites e potencialidades das representações escritas e dos desenhos foi realizada para validar a interpretação dos desenhos. As respostas dos estudantes determinaram cinco níveis de entendimento conceitual: sem desenho; com concepções alternativas; representações parciais; representações coerentes.Os resultados sinalizam que os estudantes apresentam falta de conhecimento a nível estrutural, funcional e de organização das estruturas básicas a nível celular, evidenciado pelos equívocos sobre os cromossomos, genes, DNA, organização celular e termos contextualizados. Para superar as dificuldades de aprendizagem de conceitos sobre genética, diagnosticada a partir da compreensão das concepções alternativas dos estudantes como erro conceituais, foi proposta uma sequência de ensino com base nos pressupostos da aprendizagem significativa. Evidenciamos que o conhecimento sobre as concepções alternativas dos estudantes se constitui um elemento essencial para orientar o planejamento e a prática pedagógica do professor, visando propiciar situações didáticas favoráveis a aprendizagem significativa.