INCLUINDO A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR: DIFICULDADES E SUGESTÕES
Educação Matemática, História da Matemática, Ensino de Matemática.
Este trabalho é resultado de um estudo que tem como objetivo pontuar dificuldades que o professor de matemática encontra ao tentar buscar uma formação histórica. Tendo em vista que o livro didático é o material com o qual o professor tem mais contato começamos com a leitura de textos históricos presentes nesses livros. Escolhemos um tema e a partir dessa escolha pudemos verificar limitações que vão desde a busca por fontes de pesquisa até o próprio conteúdo histórico. Muitos são os trabalhos que mostram a importância da História da Matemática na formação do professor e também no processo de ensino-aprendizagem de Matemática. Esses trabalhos apontam a necessidade de materiais para o professor, pois mostram que o professor reconhece a importância desse conhecimento e a possibilidade de usá-lo em sala de aula, mas por diversos fatores, entre eles a ausência de materiais adequados, não se sentem atraídos ou incentivados a buscar esse conhecimento. Para ajudar na elaboração de materiais que atendam às expectativas do professor apresentamos um manual com sugestões e/ou características que um texto pode ter para, possivelmente, aproximar o professor desse conhecimento histórico.