GEOMETRIAS NÃOEUCLIDIANAS COMO ANOMALIAS: IMPLICAÇÕES PEDAGÓGICAS PARA O ENSINO DE GEOMETRIA E MEDIDAS.
Anomalia; Geometria; História da Matemática; Investigação Matemática; Geometrias Nãoeuclidianas.
Esta pesquisa trata de um estudo sobre anomalias na matemática, cujo título é a Geometrias Nãoeuclidianas Como Anomalias: Implicações Para O Ensino De Geometria E Medidas. Tem como objetivo mostrar ao leitor a existência das anomalias na matemática indicando as implicações pedagógicas e em seguida propor uma sequência de atividades, distribuídas em três blocos as quais mostram essa relação da geometria euclidiana com a nãoeuclidiana, tomando a euclidiana com referência, para análise da anomalia na nãoeuclidiana. Está vinculada ao PPGECNM na linha de pesquisa de História, Filosofia e Sociologia da Ciência no Ensino de Ciências Naturais e da Matemática. Tratamos assim sobre Euclides de Alexandria, sua obra mais famosa Os Elementos e, além disso, enfatizamos o Quinto Postulado de Euclides. Trouxemos as dificuldades que os matemáticos tinham em compreendê-lo e que perdurou por vários séculos, uma vez que vários questionamentos foram gerados devido sua falta de clareza. Até que no século XVIII três matemáticos: Lobachevsky (1793 – 1856), Bolyai (1775 – 1856) e Gauss (1777-1855) foram convencidos que tal axioma era correto e que existia uma outra geometria tão consistente quanto a de Euclides, mas que não se enquadrava em seus parâmetros. É atribuída a esses três a descoberta da geometria nãoeuclidiana. Para o recurso metodológico iniciamos com algumas definições de caráter bibliográfico sobre as anomalias, depois as caracterizamos, para que nossa definição seja melhor compreendida pelo leitor e, em seguida, tratamos somente das geometrias nãoeuclidianas (Geometria Hiperbólica, Geometria Esférica e a Geometria do Motorista de Táxi) confrontando-as com a euclidiana para que analisemos as anomalias existentes nas geometrias nãoeuclidianas e observemos sua importância ao ensino. A proposta de atividades deste trabalho é composta por três blocos de atividades: o primeiro sobre as retas paralelas, o segundo sobre o estudo dos triângulos e o terceiro sobre a menor distancia entre dois pontos. Esses blocos oferecem um trabalho com elementos básicos da geometria a partir de um estudo histórico e investigativo das geometrias nãoeuclidianas enquanto anomalia de modo que o conceito seja compreendido juntamente com suas propriedades sem necessariamente estar vinculada a imagem dos elementos geométricos e, consequentemente, ampliando ou adaptando para outros referenciais.