Banca de DEFESA: FREUD ROMÃO

DATA: 20/03/2013
LOCAL: Auditório do CCET

Matemática Védica no Ensino das Quatro Operações

Matemática Védica, alfabetização matemática, matemática e cultura, cálculo mental.

GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências

Este trabalho descreve um estudo acerca das possibilidades didáticas da Matemática Védica para o ensino das quatro operações. O foco foi o livro Vedic Mathematics escrito pelo Jagadguru Sankaracharya Sri Bharati Krsna Tirthaji Maharaji e publicado em 1965 na Índia. Para melhor compreender as possibilidades didáticas da Matemática Védica foram consultadas várias fontes bibliográficas, considerando três aspectos principais. O primeiro de caráter histórico-cultural, com a finalidade de reunir informações acerca da matemática oriunda da civilização védica. Este aspecto evidenciou relações do desenvolvimento desta cultura com a matemática implicada no livro escrito por Tirthaji. O segundo aspecto foi referente ao ensino de matemática por meio de atividades de investigação em sala de aula, neste aspecto, busquei uma bibliografia para auxiliar na construção de uma proposta de atividade para ensinar as quatro operações, dentro de um enfoque investigativo, auxiliando no desenvolvimento do cálculo mental fortemente estimulado pelos Sūtras da Matemática Védica. O terceiro aspecto considerou a busca por livros sobre o ensino de Matemática Védica, escritos por outros autores, baseados no livro de Tirthaji. Este aspecto revelou livros texto de Matemática Védica adotados em escolas e cursos livres do Reino Unido, Estados Unidos e Índia, todos tendo como base o livro Vedic Mathematics de Tirthaji. A partir dos estudos bibliográficos foram elaboradas orientações didáticas e sugestões de atividades para o professor, visando auxiliar no ensino das quatro operações. O produto educacional encontra-se no corpo da dissertação e é composto pelos capítulos 4 e 5, ele consiste nas orientações didáticas e sugestões de atividades para serem usadas na sala de aula; focados para contribuir com o trabalho do professor do Ensino Fundamental dos anos iniciais e da Educação de Jovens e adultos (EJA), no processo de alfabetização matemática.

Interno - 1543391 - CLAUDIANNY AMORIM NORONHA
Presidente - 1359083 - IRAN ABREU MENDES
Externo à Instituição - JOSILDO JOSÉ BARBOSA DA SILVA - UERN
Notícia cadastrada em: 26/02/2013 14:35