Propriedades dos sistemas de Numeracao: Uma sequencia didatica numa abordagem historica
Sistemas de Numeração; Ensino de Aritmética; Sistemas de Numeração Antigos.
Esse trabalho objetiva relatar aconstrução de um caderno de atividades cujo conteúdo é uma sequencia didáticaque lança mão do estudo de sistemas de numeração antigos como objeto decomparação com o nosso sistema de numeração posicional decimal arábico.Parte-se do pressuposto que a comparação com um sistema distinto do nosso podevir a propiciar uma melhor compreensão de nosso próprio sistema de numeração,uma vez que nos obrigará a pensar em aspectos que corriqueiramente não sãoobjeto de nossa atenção. Os sistemas abordados no estudo foram o sistema denumeração hieroglífico egípcio, o sistema de numeração grego alfabético e o sistemade numeração romano, sempre em comparação que o nosso sistema de numeração. Asequência didática apresenta-se estruturada sob a forma de quatro atividades,assim denominado o conjunto de exercícios e tarefas comuns em torno de um mesmosistema de numeração antigo. Em sua fase final de elaboração, a sequênciacontou com a participação de 26 professores do ensino fundamental.