Banca de QUALIFICAÇÃO: LIVIA CRISTINA DOS SANTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LIVIA CRISTINA DOS SANTOS
DATA: 24/10/2012
HORA: 14:00
LOCAL: Auditório do CCET
TÍTULO:

Dificuldades de aprendizagem em estequiometria: uma proposta de ensino apoiada na modelagem


PALAVRAS-CHAVES:

estequiometria, dificuldades de aprendizagem, proposta de ensino.


PÁGINAS: 80
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências
RESUMO:

 

Para aprender/ensinar química alguns conceitos são relevantes, entre eles a estequiometria o qual consiste no estudo das relações ponderais de combinação de elementos e compostos entre si. Este conceito é fundamental para a compreensão/representação/previsão das transformações químicas. Ao considerar estes aspectos, nosso estudo apresenta uma proposta para trabalhar com futuros professores de química com o conceito de estequiometria apoiando-se em elementos da modelagem. Para tanto, procurou-se identificar as dificuldades de aprendizagem, utilizando tanto questionários como provas pedagógicas, para a partir delas propor uma unidade de ensino para este conceito e, consequentemente a avaliação de nossa proposta. Os sujeitos participantes foram estudantes da licenciatura em química da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Como referencial metodológico, apoiamo-nos na análise textual discursiva para caracterização da fala dos participantes. Como principais resultados foram observados a concepção de aparecimento ou desaparecimento de matéria durante as transformações químicas, desconsideração das proporções estequiométricas ao usar desenhos para representar a reação a nível microscópico e confusão da grandeza quantidade de matéria com outras grandezas, tais como massa e volume. Para a produção da sequência ou unidade de ensino, recorremos às orientações legais brasileiras (PCNEM, PCNmais e OCEM) para o ensino de química e de estequiometria química e a referenciais sobre o uso de modelos no ensino de modo a promover a habilidade de articular  os níveis de representação da matéria macroscópico e microscópico. A sequência de ensino foi aplicada a licenciandos de química da UFRN.



MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1451196 - ANDRE FERRER PINTO MARTINS
Presidente - 3321606 - MARCIA GORETTE LIMA DA SILVA
Externo ao Programa - 1412709 - NEDJA SUELY FERNANDES
Notícia cadastrada em: 18/10/2012 09:44
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa10-producao.info.ufrn.br.sigaa10-producao