NATUREZA DA CIÊNCIA NO ENSINO MÉDIO: UM ESTUDO DE CASO
História da Ciência, Natureza da Ciência, Epistemologia
Este trabalho trata de uma investigação acerca do tema Natureza da Ciência, (NdC) envolvendo a sua inserção no ensino médio. Apresentamos algumas justificativas do porquê da utilização da História e da Filosofia da Ciência no ensino médio para tratar de questões relativas à NdC. Em seguida realizamos uma discussão sobre as opiniões a favor e contra a utilização da NdC no ensino. E, na sequência apresentamos os dois principais erros, comumente encontrado nos materiais didáticos sobre a abordagem da História da Ciência ,bem como das principais concepções deformadas, geralmente evidenciadas pelos alunos. Como ferramenta de apoio, é proposta uma estratégia de aplicação do tema em sala de aula por meio de textos históricos relativos à luz e visão. Pretende-se, ainda, avaliar essa prática por meio de questionários, buscando também, com isso, identificar as concepções epistemológicas arraigadas nos alunos a respeito da NdC, bem como uma (re)aproximação desses à magnífica tarefa de fazer ciência.