OBRAS COMPLEMENTARES NAS AULAS DE MATEMÁTICA: UM ELO ENTRE A LEITURA E OS CONTEÚDOS MATEMÁTICOS
Obras Complementares. Recurso didático. Língua materna. Matemática. Leitura
A presente pesquisa conta com o financiamento do Observatório da Educação – Capes/INEP. Ed. 038/2010 e se insere no projeto “Leitura e escrita: recortes inter e multidisciplinares no ensino de matemática e de língua portuguesa”. Grupo de estudos CONTAR – Centro de Educação / PPGED/PPGEL/PPGECNM – Propesq. e encontra-se ainda em fase de desenvolvimento, tem como objetivo principal apresentar uma proposta de uso de obras complementares que envolvam conteúdos matemáticos com vista a dar suporte na formação conceitual e didática de professores que ensinam matemática, de modo a integralizar esta disciplina aos recursos linguísticos e literários. Para isso, delineamos as questões de leitura e compreensão do conhecimento matemático como àquelas de nossos interesses de estudos. Nesse sentido, a referida proposta foi construída a partir do estudo bibliográfico de obras que abordam as contribuições da leitura para a aprendizagem de conteúdos matemáticos, a exemplo de Machado (2001), Nacarato (2009); Dantas (2011), Smole e Diniz (2001), dentre outros e fez parte de uma pesquisa-ação (FIORENTINI, 2006) desenvolvida com professores que ensinam matemática e com estudantes dos cursos de Pedagogia e Licenciatura em Matemática. Como resultado, apresentamos uma proposta de trabalho com vista a dar suporte na formação conceitual e didática de professores e futuros professores que ensinam matemática, apoiado no uso de obras complementares, em especial aquelas distribuídas nas escolas públicas pelo Programa Nacional Biblioteca na Escola – PNBE, financiado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE, e que possuem conteúdos matemáticos, com a intenção de mostrar aos professores algumas das possibilidades de uso deste recurso nas aulas de matemática e juntos construir um material de auxílio ao professor que ensina matemática, voltado para o recurso que ele dispõe na escola e com ênfase na formação de um aluno leitor, tanto da língua materna, quanto da matemática.