CARACTERIZAÇÃO DA ÁREA DE ENSINO DE BIOLOGIA E CIÊNCIAS NO MESTRADO PROFISSIONAL DA UFRN A PARTIR DAS DISSERTAÇÕES
Formação de professor. Educação continuada. Ensino de ciências naturais e matemática. PPGECNM. Biologia
A implantação de mestrados profissionais na área de Ensino de Ciências e Matemática da Capes, constituiu uma perspectiva interessante, sendo necessária a criação de um programa amplo e ousado, envolvendo incentivo de formação de docentes para essa modalidade de mestrados, com bolsa de estudo, apoio institucional por parte das escolas e secretarias. Nesse sentido, objetivou-se mapear o perfil dos candidatos ao programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática da UFRN, desenvolver um banco de dados com descritores específicos das dissertações produzidas na Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática da UFRN. Esta dissertação conta com três capítulos, onde o primeiro intitula-se: “O ensino de ciências como elemento de investigação: emergência, aprimoramento e reflexos atuais”, fazendo assim uma breve descrição sobre a criação da pós-graduação do Brasil e a emergência de estudos em ensino de Ciências. O segundo capítulo, cujo título é: ‘Mestrado Profissional em ensino de ciências naturais e matemática-UFRN: perfil dos candidatos da área biológica’, mostra as características gerais do PPGECNM-UFRN e quem são os candidatos da área biológica que procuram o Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática numa universidade do nordeste. No terceiro capítulo intitulado “A construção e consolidação do grupo de pesquisa em ensino de biologia no PPGECNM-UFRN” foi feito uma breve descrição sobre o programa de pós-graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PPGECNM/UFRN) e sobre a criação do grupo de pesquisa em ensino de biologia no PPGECNM a partir dos docentes e os mestres em ensino de biologia no PPGECNM/ UFRN. Sendo assim, a pesquisa mostra a evidência de um maior número de cursos de pós-graduação na área de Ensino de Ciências proporciona, em consequência, uma maior produtividade acadêmica nas pesquisas sobre o tema. Mostrando que este estudo tem sinalizado, entre outros pontos, o perfil de candidato que procura o mestrado profissional. Nesta crescente procura por uma formação continuada incluem professores de biologia em exercício, a maioria mulheres, relativamente novos, que apresentam uma demanda a partir da escola, trazendo como objeto de estudo para o mestrado, problemas reais.