A ABORDAGEM DE TEMAS DE SAÚDE PÚBLICA COM PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL POR MEIO DE ATIVIDADES LÚDICAS
Saúde Pública. Educação Infantil. Atividades Lúdicas.
O objetivo desta pesquisa é propiciar a inclusão de temas acerca da “Saúde Pública” na prática de professoras da Educação Infantil, em um Centro Municipal de Educação Infantil da cidade do Natal-RN, por meio de atividades lúdicas. Para atingir esse objetivo, três questões de estudo foram pesquisadas: diagnosticar as principais doenças de interesse de estudo das professoras a partir do seu contexto de vivência e do entorno do Centro Municipal de Educação Infantil – CMEI; propiciar situações didáticas para abordar as doenças de saúde propostas pelas professoras; avaliar e acompanhar a elaboração de materiais didáticos pelas professoras por meio de atividades lúdicas (contação de histórias). O percurso metodológico para responder as questões de estudo foi organizado em três etapas: a primeira foi para a aproximação com o objeto de estudo, quando houve um encontro com as professoras para apresentação do projeto de pesquisa e aplicação de um questionário com questões abertas e fechadas. A segunda etapa foi para a realização da caracterização da área de estudo e para ministrar aulas para as professoras sobre doenças de saúde pública. Na terceira etapa foi realizada pelas professoras a elaboração das histórias infantis e um curso ministrado por uma especialista em Artes Cênicas sobre fantoches e marionetes, para a confecção dos bonecos a serem utilizados nas peças teatrais, como recursos pedagógicos. Como resultados da pesquisa foram elaboradas – pelas professoras – seis histórias infantis, confeccionados fantoches para peças teatrais, um CD musical com quatro letras escritas pelas docentes e quatro músicas de autoria de compositores renomados como Bia Bedran, Vinícius de Morais, Arnaldo Antunes e Giliard, a criação de um e-book com as respectivas histórias, dois encartes – um com sugestões para a confecção dos bonecos e outro com informes científicos das doenças estudadas.