1. Modalidade Ensino de Ciências (Química e Biologia)
CAMPOS, M.C.; NIGRO, R.G. Didática das ciências: o ensino-aprendizagem como investigação. São Paulo: FTD, 1999.
BAPTISTA, M.L. Ensino por investigação. Disponível em http://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/1854/7/Cap.%204.pdf
SCHIEL, D.; ORLANDI, A. S. (org.) Ensino de Ciências por investigação. Livro 02. Disponível http://www.cdcc.usp.br/maomassa/livro09/livro09.html
AZEVEDO, M.C.P.S. Ensino por investigação: problematizando as atividades em sala de aula. In: Carvalho, Anna M. P. Ensino de Ciências: unindo pesquisa e prática. p. 19-33, São Paulo: Thompson, 1999.
2. Modalidade Ensino de Física e Astronomia
AZEVEDO, M.C.P.S. Ensino por investigação: problematizando as atividades em sala de aula. In: Carvalho, Anna M. P. Ensino de Ciências: unindo pesquisa e prática. p. 19-33, São Paulo: Thompson, 1999. Disponível em http://www.cecimig.fae.ufmg.br/wp-content/uploads/2009/04/ensino-por-investigacao-problematizando-as-atividades-em-sala-de-aula-cap2.pdf
MARANDINO, M. A. Prática de Ensino nas Licenciaturas e a Pesquisa em Ensino de Ciências: questões atuais. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, v. 20, n. 2, p. 168-193, 2003.
MARTINS, R. A. Introdução: A história das ciências e seus usos na educação. In: SILVA, C. C. (Org.). Estudos de História e Filosofia das Ciências: subsídios para aplicação no ensino. São Paulo: Livraria da Física, 2006, XXI [UTF-8?]– XXXIV.
MENEZES, L. C. Ensino de Física: reforma ou revolução. In: MARTINS, A. F. P. (org.), Física ainda é cultura? São Paulo: Livraria da Física, 2009, 25-46.
SILVA, Henrique César da et al. Cautela ao usar imagens em aulas de ciências. Ciênc. educ. (Bauru), v. 12, n. 2, Ago. 2006. Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/ciedu/v12n2/07.pdf>. Acesso em 19 mai. 2011.
SILVEIRA, F.; PEDUZZI, L. Três episódios de descoberta científica: da caricatura empirista a uma outra história. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 23, n. 1: p.26-52, abr. 2006.
3. Modalidade Ensino de Matemática
Iran Abreu Mendes, John A. Fossa e Juan E. Nápoles Valdés. A História como um Agente de Cognição na Educação Matemática. Porto Alegre: Sulina, 2006.