Uma proposta de aliança entre História Da Matemática e Tecnologias mediante manipulação do Octante Reflexivo dos Irmãos Hadley para o ensino de Geometria na formação de professores
História da Matemática; Tecnologias Digitais; Octante Reflexivo, Conhecimentos de natureza geométrica; formação inicial de professores.
O presente trabalho propõe um caderno de atividades respaldado na aliança entre História da Matemática e tecnologias digitais por meio do uso de instrumentos na formação de professores. Nesta ótica, o objetivo do trabalho é realizar o estudo histórico-matemático em torno do uso do Octante Reflexivo de modo a produzir um Produto Educacional fundamentado na aliança entre História da Matemática e Tecnologias Digitais para formação de professores, que aborde a manipulação do Octante Reflexivo, dos irmãos Hadley, no ensino de geometria. Para isso, utilizamos o percurso metodológico se caracteriza consoante a pesquisa qualitativa, com abordagem bibliográfica e documental realizando fase de levantamento de dados sobre o Octante e os irmãos Hadley, na busca de contextualizar o período em que o instrumento foi desenvolvido e os conhecimentos de natureza matemática por trás do seu uso. A partir desta caracterização, foi produzido um Produto Educacional, que viabilizou a compreensão acerca das influências dos irmãos Hadley e da The Royal Society no desenvolvimento do Octante e, além disso, de entender como funciona a dupla reflexão, que depende da estrutura do instrumento e os conhecimentos de natureza matemática para acontecer, e, uma abordagem exploratória para a aplicação do Produto Educacional, afim de sua validação e seu refinamento durante a aplicação na formação inicial de professores de matemática.