ROBERT HOOKE, O MICROSCÓPIO E A CÉLULA: A HISTÓRIA DA CIÊNCIA NO PNLD 2021
Robert Hooke; célula; livros didáticos; formação docente; abordagem histórico-filosófica.
O presente mestrado tem como foco a formação docente e discussões sobre o episódio histórico envolvendo o pesquisador inglês Robert Hooke (1635-1703), a microscopia e a "descoberta” da célula. Propõe-se um produto educacional voltado para a formação de professores atuantes nas disciplinas de Ciências e de Biologia na Educação Básica e licenciandos de cursos que propiciam habilitação para ensino nessas disciplinas. Trata-se de um curso composto por um conjunto de recursos autoinstrucionais, de autoria própria: 1) Uma videobiografia de Robert Hooke – trajetória pessoal, formação acadêmica, atuação na Royal Society, aspectos de suas principais pesquisas e realizações, bem como suas relações com pesquisadores da época; 2) Uma videoaula que discute a partir do texto Micrographia (1665), de Robert Hooke, as observações da cortiça realizadas por ele ao microscópio, suas motivações ao observar a casca do sobreiro, relacionadas ao estudo das propriedades físicas desse material. Explica-se porque a historiografia coetânea não concorda que a descoberta da célula seja atribuída a Hooke, ao contrário do que se costuma notar em livros didáticos e na divulgação científica; 3) Uma sequência de videoaulas nas quais são discutidas as coleções aprovadas no PNLD 2021, considerando a temática célula, microscopia e Robert Hooke. Justifica-se essa proposta de produto educacional pela necessidade de atuação na formação inicial e continuada de professores com o intuito de trazer uma visão crítica sobre o episódio histórico selecionado e sua presença nos livros didáticos, evitando a propagação de pseudo-histórias e visões ingênuas sobre a ciência, bem como evidenciando aspectos de cunho histórico-filosófico que podem ser contemplados pelos professores em suas aulas.