MAPAS CONCEITUAIS NA FORMAÇÃO DOCENTE: desafios e possibilidades didático-pedagógicas
Mapas Conceituais. Organização do Conhecimento. Formação Docente. Avaliação. Aprendizagem Colaborativa.
Os Mapas Conceituais (MCs) são ferramentas gráficas que auxiliam na organização e apresentação do conhecimento. Surgiram no contexto da investigação do conhecimento prévio de estudantes sobre conceitos científicos e hoje são aplicados nos mais diferentes setores da sociedade. Todavia, no contexto educacional brasileiro, principalmente nos cursos de formação docente (inicial e continuada), o potencial didático-pedagógico dessa ferramenta ainda é pouco conhecido e explorado. Desse modo, objetiva-se promover a formação inicial e continuada de docentes de diferentes áreas do conhecimento para melhor explorar o potencial didático-pedagógico dos Mapas Conceituais, principalmente enquanto instrumentos complementares de avaliação em suas práticas educacionais. Para isso, foram desenvolvidas oficinas de curta duração e aplicadas em diferentes contextos formativos, resultando em um produto educacional estruturado em seis etapas e com carga horária total de 20 horas/aula. Dentre os principais resultados obtidos, destacam-se: de fato, há um lapso na formação dos professores investigados no que diz respeito aos mapas conceituais e a sua utilização em sala de aula, principalmente entre aqueles em formação continuada; foi possível o desenvolvimento e a aplicação de seis ações formativas de curta duração para docentes de diferentes áreas; em linhas gerais, observou-se que os docentes concluintes das oficinas apresentaram um salto qualitativo no desenvolvimento dos mapas conceituais; há uma urgente necessidade de adaptação e aplicação da oficina sob uma perspectiva inclusiva, principalmente para o público com deficiência auditiva; desenvolvimento de um produto educacional intitulado “Mapas conceituais: teoria e prática na formação docente”.