QUESTÕES SOCIOCIENTÍFICAS (QSC) SOBRE RESISTÊNCIA BACTERIANA NOS AMBIENTES AQUÁTICOS: UMA PROPOSTA DE CURSO DE FORMAÇÃO PARA PROFESSORES DE CIÊNCIAS
Palavras-Chave: Questões Sociocientíficas, resistência bacteriana, antibióticos, movimento CTS, Microbiologia.
As questões sociocientíficas (QSC), que surgiram dentro do movimento Ciência, Tecnologia e Saúde (CTS), definidas como temas controversos, têm se mostrado como uma metodologia inovadora e essencial para o Ensino de Biologia atual. Diversos conteúdos de Biologia podem ser abordados a partir das QSC, permitindo que os alunos possam desenvolver pensamento crítico sobre temas atuais e recorrentes. Uma das áreas da Biologia pouco explorada pelas QSC é a Microbiologia, devido ao seu conteúdo necessitar de certa abstração por parte dos estudantes. Contudo, a temática da resistência bacteriana em ambientes aquáticos se mostra com grande potencial pedagógico devido ao seu impacto em diversas áreas como saúde, política, ambiental, entre outras. Sendo assim, essa pesquisa tem como objetivos: 1) Planejar e aplicar curso de formação de professores de ciências sobre as QSC da resistência bacteriana em ambientes aquáticos; 2) Desenvolver e validar uma proposta de sequência didática envolvendo QSC sobre resistência bacteriana em ambientes aquáticos utilizando a metodologia dos 3 Momentos Pedagógicos (3MPs). Para compreender quais as concepções sobre QSC, foi aplicado um questionário via Google Forms com professores de Ciências do município de Natal. Os resultados preliminares do questionário mostram que os professores possuem pouco conhecimento ou nenhum sobre a abordagem QSC e os que têm conhecimento, não a utilizam em sala de aula devido à falta de tempo para planejamento das aulas. Diante disso, foi realizado o curso de formação com os professores, onde, ao final, eles elaboraram uma sequência didática com temáticas QSC. Nos primeiros momentos do curso de formação, os professores demonstraram saber identificar problemáticas QSC, mas relataram que teriam dificuldade em utilizar as QSC nas suas aulas devido o planejamento mais longo e relacionar com as competências e habilidades da BNCC.