UM LIVRO/JOGO ACESSÍVEL BASEADO NO DESENHO UNIVERSAL PEDAGÓGICO PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA
Educação Matemática Inclusiva; Desenho Universal Pedagógico; RPG; Pesquisa Colaborativa.
A presente pesquisa tem como finalidade analisar as possibilidades pedagógicas de um livro/jogo acessível elaborado com base no Desenho Universal Pedagógico para o ensino e a aprendizagem de Matemática na perspectiva inclusiva. Para tal adotamos uma abordagem qualitativa na perspectiva colaborativa matizada com algumas características da pesquisa sobre a própria prática. O referencial teórico possui três eixos principais: o uso do Role Playing Game (RPG) nas aulas de Matemática, com Fernandes (2017) e Mauricio (2012), a Resolução de Problemas enunciada por Onuchic (2013) e Van de Walle (2009) e o Desenho Universal Pedagógico (DUP) no contexto da inclusão escolar apresentado por Kranz (2015), perpassando por trabalhos de outros autores relacionados a Teoria Histórico-Cultural, Escrita/Leitura Fácil, Educação Matemática e Educação Inclusiva. Tendo em vista estarmos inseridos em um mestrado profissional, se faz necessário o desenvolvimento de um produto educacional, e para tal elaboramos um livro/jogo, que visa destacar o potencial da leitura e da imaginação existente no jogo RPG, no enfrentamento de desafios matemáticos, relativos à equação do 1º grau, baseados na resolução de problemas e estruturado a partir do DUP, usando o princípio da escrita/leitura fácil. O desenvolvimento da pesquisa ocorre em uma escola estadual, de Natal/RN, com uma turma do 7º ano do Ensino Fundamental. Como instrumento de coleta abarcamos os questionários estruturados, observação participante e produções pessoais dos alunos, assim como as impressões e observações do grupo colaborativo constituído por bolsistas e ex-bolsistas do Programa de Residência Pedagógica de Matemática da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. A análise desse material será baseada na Análise de Conteúdo de Bardin (2016).