Banca de QUALIFICAÇÃO: ANA CAROLINE BARBALHO RODRIGUES

LOCAL: Auditório do CCET

ELABORAÇÃO DE UM COMPÊNDIO DE JOGOS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE QUÍMICA

Prática pedagógica, Ensino de Química, Jogos Didáticos

A presente intenção de pesquisa está inserida no contexto de promover um Ensino de Química articulado às necessidades dos professores em formação inicial e continuada em escolas de Ensino Médio. Baseado nisso, solucionar problemas que estão relacionados ao interesse e ao ensino e aprendizagem dos alunos pela disciplina de Química em escolas públicas e privadas no âmbito escolar, leva o professor a buscar desenvolver estratégias diversificadas que possam tornar este ensino mais atrativo e motivador para a sala de aula. É procurando contribuir para esta prática pedagógica que a utilização de jogos desenvolvidos para o Ensino de Química se apresenta como uma ferramenta útil para contemplar esta pesquisa. Neste sentido, este trabalho toma para análise a seguinte questão: A utilização de um compêndio com jogos já identificados e produzidos para o Ensino de Química publicados em periódicos nos últimos 20 anos seria um recurso facilitador para que o professor identifique quais as características de um jogo didático? Considerando tal indagação, a referida pesquisa objetiva a elaboração e avaliação de um material didático voltado para os professores de Química no qual seja possível encontrar facilmente os jogos didáticos já desenvolvidos para o Ensino de Química, identificando neles quais as características estão presentes para serem considerados didático e indicando orientações de aplicação tendo em vista a fundamentação que sustenta a aprendizagem por meio de jogos. Para tanto, será utilizada uma abordagem metodológica do tipo qualitativa e quantitativa sendo utilizada a elaboração, aplicação e avaliação de um produto educacional no formato de compêndio, contendo jogos para o Ensino de Química com orientações para o professor. O procedimento de coleta de dados se deu por meio da aplicação de dois questionários constituídos por questões abertas com alunos do 1º período da Licenciatura em Química do Instituto Federal – Campus Ipanguaçu que serão tratados e estudados por meio da análise de conteúdo (AC) de Bardin (1977).

Interna - 1718598 - Fernanda Marur Mazze
Externa ao Programa - 1569330 - GRAZIELLE TAVARES MALCHER - UFRNExterno à Instituição - SANDRO LUIZ BARBOSA DOS SANTOS
Notícia cadastrada em: 02/09/2022 16:16
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa11-producao.info.ufrn.br.sigaa11-producao