ENSINO INVESTIGATIVO NO MODELO 5E PARA O ESTUDO DA CÉLULA NA EDUCAÇÃO BASICA
Ensino de Ciências. Aprendizagem investigativa. Alfabetização científica. Citologia.
O amplo acesso à informação, interatividades proporcionadas por tecnologias e posicionamento frente a diversas questões são aspectos que circundam os estudantes. Nesse cenário é necessário prepará-los para que compreendam e intervenham com responsabilidade na sua realidade, assim, o ensino por investigação se concretiza como uma abordagem didática adequada e eficaz. Este trabalho objetiva avaliar as contribuições dessa metodologia com base no modelo instrucional 5Es aliada a recursos tecnológicos, na direção de uma aprendizagem de conteúdos sobre célula com promoção de alfabetização científica. Para isto foi elaborada e aplicada uma sequência sobre o estudo da célula, gerando, como produto educacional, um guia instrucional de apoio didático ao professor. A investigação realizou-se com 33 estudantes do 6º ano do ensino fundamental de uma escola privada de Natal (RN) e os dados foram coletados a partir das atividades utilizadas nas aulas. Assim, os resultados evidenciam que os estudantes tiveram um bom envolvimento nas atividades, desenvolvendo habilidades da alfabetização científica como a argumentação, a construção, classificação e organização de informações, a legitimação de ideias e o aperfeiçoamento de explicações; conseguiram descrever as células eucariontes com relação ao formato, tipo e arranjo a partir de observação microscópica, com a maior parte dos estudantes diferenciando a animal da vegetal pelo formato e caracterizando a diversidade celular como um todo a partir das funções e organização do material genético, definindo a célula como unidade estrutural e funcional dos seres vivos. Além disso, o uso de tecnologias possibilitou novas vivências de ensino e, o desenvolvimento de produtos das investigações com ferramentas digitais que envolveram um trabalho criativo com coleta, organização e síntese de informações.