Banca de DEFESA: MARIA BETANIA VALENTIM MOREIRA

DISCENTE : MARIA BETANIA VALENTIM MOREIRA
DATA : 26/08/2022
LOCAL: https://meet.google.com/frt-yzqn-hwz

PRÁTICAS MATEMÁTICAS NO ENSINO MÉDIO EM TEMPO INTEGRAL NO RN (1978-2019): PERMANÊNCIAS E ALTERAÇÕES

Ensino de Matemática em Tempo Integral; História da Educação Matemática; Práticas Matemáticas; Ensino Médio em Tempo Integral.

O presente trabalho está centrado no estudo de História da Educação Matemática (HEM) e na História do Tempo Presente (HTP), e tem como objetivo identificar e analisar as permanências e as alterações ocorridas nas práticas docentes de professores de Matemática que atuaram/atuam em escolas do ensino médio em tempo integral, no Rio Grande do Norte (RN), no período de 1978 a 2019. Esta pesquisa possui caráter qualitativo, utilizando-se dos seguintes procedimentos metodológicos: pesquisa bibliográfica, pesquisa documental, pesquisa de campo e entrevistas semiestruturadas. Norteados pela concepção de que o ensino em tempo integral não se limita apenas à ampliação da jornada de atividades nos espaços de aquisição do conhecimento, nem somente à prática de um currículo integrado, desejosos de conhecer sobre a HEM desenvolvida ao longo dos anos no RN, elaboramos a seguinte questão: quais as permanências e quais as suas alterações existentes nas práticas do ensino de Matemática em escolas de ensino médio que funcionaram/funcionam na modalidade de educação/ensino integral, no período de 1978 a 2019? Foram selecionadas três escolas, que ao longo do recorte temporal dessa pesquisa, desenvolveram/desenvolvem atividades em tempo integral: duas em formato de internato e a terceira de tempo integral. Nestas, realizamos entrevistas com cinco ex-alunos e com três professores de Matemática que lecionaram/lecionam nessas instituições. Para complementar as experiências relatadas, incluímos as vivências de mais um professor de tempo integral que nos enviou um vídeo com seu testemunho para a composição do Produto Educacional (PE). Este PE consiste em um recurso audiovisual em formato de vídeo, intitulado de Práticas docentes em matemática na educação/ensino integral no RN (1978-2019): permanências e alterações. O vídeo é o registro das práticas matemáticas desenvolvidas pelos professores que se dispuseram a demonstrar, a partir de suas falas, como trabalharam/trabalham nessas modalidades da educação básica no RN. O objetivo do vídeo é alcançar professores em formação inicial e continuada, bem como outros professores que estão no ensino da Matemática. Para a conclusão da pesquisa, analisamos as falas e identificamos nelas permanências e alterações nas práticas desenvolvidas pelos professores nas instituições investigadas. Observamos que houve tanto a permanência da metodologia tradicional ao longo dos anos, como também adaptações aos modelos caraterísticos das escolas nas quais os professores lecionavam.

Presidente - 3315007 - LILIANE DOS SANTOS GUTIERRE
Externa ao Programa - 2527364 - MARTA FIGUEREDO DOS ANJOS - UFRNExterna à Instituição - ANDRÉIA DALCIN - UFRGS
Externo à Instituição - GUILHERME MENDES TOMAZ DOS SANTOS - UNIR
Notícia cadastrada em: 27/07/2022 13:01