O ESTUDO DA CÉLULA NO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA PROPOSTA DE ENSINO POR INVESTIGAÇÃO NO MODELO 7Es
Ensino de Ciências. Aprendizagem investigativa. Alfabetização científica. Citologia.
O amplo acesso à informação, interatividades proporcionadas por tecnologias e expressão de opiniões são aspectos que caracterizam a realidade dos estudantes. Nesse cenário é necessário preparar o aluno para fazê-lo compreender e intervir com responsabilidade na sua realidade e, por isso, utilizar o ensino por investigação como uma abordagem de ensino é fundamental para atender essa demanda. Este trabalho objetiva avaliar as contribuições dessa abordagem no modelo 7Es, aliada a recursos tecnológicos, para aprendizagem de conteúdos sobre célula e para alfabetização científica. Para isto foi elaborada e aplicada uma sequência sobre o estudo da célula, gerando como produto educacional um guia instrucional de apoio didático ao professor. A investigação realizou-se com 33 estudantes do 6º ano do ensino fundamental de uma escola privada de Natal (RN) e os dados foram coletados a partir das atividades utilizadas nas aulas, como roteiro de prática de laboratório, produtos de comunicação dos resultados e questionário. Com base nestes dados, de uma maneira geral, pode-se pontuar que os alunos conseguiram entender a estrutura e fisiologia celular básica e sua diversidade, desenvolvendo várias habilidades de alfabetização científica, como a percepção da ciência e suas reverberações na sua realidade, interações discursivas para tomada de decisões, argumentação, autonomia e criticidade para buscar informações, construir explicações e partilhá-las.