Banca de QUALIFICAÇÃO: ROBERT PATRICK SANTOS

DISCENTE : ROBERT PATRICK SANTOS
DATA : 01/07/2022
LOCAL: meet.google.com/tkx-frfd-mip

CAVERNA DO ALQUIMISTA: UM RPG PEDAGÓGICO PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Role Playing Game. Ensino de ciências da natureza. Múltiplas Inteligências.

Nas últimas décadas, diversos jogos têm sido utilizados em salas de aula para auxiliar os educadores, visando fomentar o interesse e o estímulo dos jovens aos saberes escolares, de uma forma potencialmente lúdica e interativa. Nessa perspectiva, o desenvolvimento de jogos de Role Playing Game (RPG) Pedagógico pode ser uma alternativa metodológica dentro do processo de ensino e aprendizagem. O RPG tem algumas categorias, tais como: live action (encenação), digital (computadores e consoles) e o de mesa (jogo com tabuleiro e fichas). Para esta pesquisa, um RPG de mesa foi desenvolvido como um jogo de interpretação de papéis colaborativo, que se apresenta como uma oportunidade de baixo custo e que possui um alto potencial capaz de engajar, estimular e desenvolver conteúdos atitudinais das ementas básicas do currículo de ciências, estimulando diferentes habilidades como as múltiplas inteligências, que são úteis na vida em sociedade, como a criatividade, imaginação e colaboração. Este trabalho teve como objetivo desenvolver um produto físico de caráter educacional na forma de RPG pedagógico, contendo alguns cenários baseados em situações cotidianas regionais. Algumas narrativas foram desenvolvidas durante esta pesquisa com o uso do RPG, com alunos do ensino médio de uma escola da rede pública estadual do estado do Rio Grande do Norte, dentro do itinerário formativo. A pesquisa qualitativa do tipo pesquisa de campo utilizou questionários e protocolo de observação como instrumento de coleta de dados. Espera-se que ao longo do desenvolvimento das atividades propostas para um componente eletivo, os resultados apresentados pelos estudantes possam evidenciar que o uso de mecânicas do RPG de mesa são úteis para o processo de ensino e aprendizagem na área de Ciências da Natureza.

Presidente - 1298849 - MARCIA TEIXEIRA BARROSO
Interno - 2195626 - MILTON THIAGO SCHIVANI ALVES