O ENSINO POR INVESTIGAÇÃO NA MODALIDADE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS COM ÊNFASE EM MICROBIOLOGIA DE AÇUDES: CONHECIMENTOS E CONCEPÇOES DE PROFESSORES E ALUNOS
Ensino por Investigação, microbiologia aquática, Educação de Jovens e Adultos.
O Ensino de Ciências passou por diversas mudanças ao longo dos anos, incluídas variações também na maneira de ensinar. Dentre as diversas abordagens didáticas que vêm sendo propostas ao longo do tempo, destacamos neste estudo o Ensino por Investigação. A pesquisa foi desenvolvida em uma cidade localizada em região semiárida do estado do Rio Grande do Norte, nordeste brasileiro, e envolveu professores do ensino básico que lecionam as disciplinas de ciências, biologia, química, física e geografia. O trabalho buscou identificar as abordagens e os recursos didáticos utilizados por professores das escolas públicas da cidade e caracterizar suas concepções de ensino por investigação. Para isso, foram aplicados questionários semiestruturados aos professores e suas respostas foram categorizadas de acordo com a Técnica de elaboração e Análise de significados (Moreira, Simões e Porto, 2005) Os resultados mostram que alguns professores mencionam palavras referentes ao Ensino por Investigação, mas não compreendem adequadamente essa abordagem didática, revelando a importância de formações continuadas que instiguem novas metodologias para professores que estão em exercício. Em uma segunda etapa da pesquisa, considerando a importância do tema da água para o local, buscamos identificar conhecimentos gerais a respeito do açude existente na cidade e os conceitos prévios de estudantes da Educação de Jovens e Adultos sobre Microbiologia aquática. Para isso, utilizamos questionários semiestruturados e desenhos. Os resultados mostram que os alunos possuem um conhecimento insuficiente sobre microbiologia aquática, demonstrando ser importante aprofundar os estudos sobre essa temática em sala de aula. Por fim, propomos a elaboração de uma sequência didática sobre o tema em questão, com o viés do ensino por investigação, para ser aplicada a alunos da Educação de Jovens e Adultos.