Banca de DEFESA: OZAEL TEODOSIO DE MELO

DATA : 06/09/2021
LOCAL: https://meet.google.com/mvw-orvh-yqa

ANÁLISE DO LIVRO “ELEMENTOS DE GEOMETRIA” DE CLAIRAUT COMO UM ESTUDO DIRIGIDO

História da educação matemática; Ensino de geometria; Alexis Claude Clairaut, Análise de livro didático.

Este trabalho analisou a obra Elementos de Geometria, de Alexis Claude Clairaut (1713-1765), sob a ótica da Hermenêutica de Profundidade (HP) sistematizada por Thompson (2011). Simultaneamente, foi elaborado e aplicado um estudo dirigido (nosso produto educacional) que coloca-se como um exercício de análise histórica daquela obra voltado a estudantes de uma turma da disciplina História da Educação Matemática de um curso de formação inicial de professores. A partir do nosso estudo inicial da obra observamos que a proposta de Clairaut teve grande impacto para o ensino de matemática na época do lançamento da primeira edição da obra: alguns autores indicam que ela apresenta uma “ruptura” e uma inovação metodológica para o ensino proposto nesse material didático. Além disso quando voltamos nosso olhar à seleção dos conteúdos da obra, sua organização e, principalmente, sua concepção de geometria elementar, pautada em necessidades humanas de medição de terrenos, notamos que o autor apresenta uma proposta quase reacionária, a nosso ver, em relação ao modelo de ensino de matemática balisado pelos “Elementos”, de Euclides, introduzindo uma dimensão humana na exposição dos conteúdos, algo que também foi experimentado por outros autores do século XIX. Essa mudança de direcionamento para o ensino foi percebida pelos estudantes que participaram da atividade que desenvolvemos e aplicamos, especialmente porque eles puderam experimentar uma análise da obra estudada e compará-la com livros de geometria de diferentes períodos. Os participantes da aplicação de nossa proposta de produto educacional também acreditam ser possível implementar um ensino de geometria elementar com a valorização de atividades experimentais, naturais e problemáticas, como o proposto por Clairaut, dependendo do nível de ensino em que se aplique.

Presidente - 1630654 - FERNANDO GUEDES CURY
Externa ao Programa - 2527364 - MARTA FIGUEREDO DOS ANJOS