Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA BETANIA VALENTIM

DISCENTE : MARIA BETANIA VALENTIM
DATA : 30/07/2021
LOCAL: https://youtu.be/Or4PidCdz3I

PRÁTICAS MATEMÁTICAS NO ENSINO MÉDIO EM TEMPO INTEGRAL NO RN (1978-2019): ALTERAÇÕES E PERMANÊNCIAS

Ensino de Matemática em Tempo Integral; História da Educação Matemática; Práticas Matemáticas.

O presente trabalho está centrado no estudo de História da Educação Matemática (HEM) e na História do Tempo Presente (HTP) e tem como objetivo identificar as permanências e as alterações ocorridas nas práticas docentes dos professores de Matemática que atuaram/atuam em escolas do ensino médio em tempo integral, no Rio Grande do Norte (RN), no período de 1978 a 2019. Ensino em tempo integral não se limita apenas à ampliação da jornada de atividades nos espaços destinados à aquisição do conhecimento, nem somente à prática de um currículo integrado. O atendimento em espaços ampliados de convivência, que propiciem uma formação integral para os sujeitos que participam daquela comunidade escolar são referências importantes para essa modalidade de ensino. Norteados por este conceito e desejosos de conhecer sobre a HEM desenvolvida ao logo dos anos no RN, elaboramos a seguinte questão: Quais as permanências e as alterações existentes nas práticas do ensino de Matemática em escolas que funcionaram/funcionam na modalidade de ensino integral? Foram selecionadas três escolas de modalidades de tempo integral, e realizadas entrevistas com três professores de Matemática, e três ex-alunos de uma destas instituições. Apresenta como resultado as práticas didáticas demonstradas através das falas dos professores entrevistados e as vivências dos ex-alunos do colégio interno. Esta pesquisa possui caráter qualitativo, sendo utilizado de diversos procedimentos metodológicos para composição de fontes e coletas das entrevistas, são eles: pesquisa bibliográfica, pesquisa documental, pesquisa de campo e entrevistas semiestruturadas. O Produto Educacional (PE) desta pesquisa é um recurso audiovisual em formato de vídeo, intitulado: Práticas Docentes em Matemática do Ensino Médio em Tempo Integral no RN, contendo relatos de experiências de alguns professores de Matemática nas escolas estaduais de ensino médio de tempo integral. O objetivo do vídeo é alcançar professores em formação inicial e continuada, bem como outros professores que estão no ensino da Matemática, ao tratarmos das práticas docentes, suas permanências e alterações. A produção do audiovisual está na fase final de edição para a posterior aplicação e avaliação.

Presidente - 3315007 - LILIANE DOS SANTOS GUTIERRE
Externa ao Programa - 2527364 - MARTA FIGUEREDO DOS ANJOS